Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26350
Título: Momentum accounting na gestão pública: um estudo de caso em organização militar prestadora de serviços da Marinha do Brasil
Orientador(es): Ferreira, Aracéli Cristina de Sousa
Autor(es): Leal, Rodrigo Barreiros
Palavras-chave: Administração pública
Administração pública e Ciência militar
Administração pública e Ciências militares
Administração pública
B7 - GESTÃO PÚBLICA (DGPM-305)
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Descrição: Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Esta pesquisa analisa os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) que influenciam o sucesso no gerenciamento de projetos (GP) de algumas Organizações Militares da Marinha do Brasil (OM). Foram identificados na literatura setenta e sete fatores relacionados ao sucesso de projetos. Esses fatores foram submetidos à avaliação de especialistas para verificação da importância e, ao mesmo tempo, foram submetidos aos gestores de projeto da Marinha para verificar a contribuição de cada fator em relação à importância dada pelos especialistas. Este trabalho mostrou que as OM16, OM9 e OM5 são as OM mais alinhadas com a opinião dos especialistas. Com a utilização da Teoria Fuzzy foi proposto um modelo em que foi quantificado o grau de sucesso no GP por meio de um Índice de Sucesso no Gerenciamento de Projetos (ISGP). A pesquisa permitiu ainda identificar os FCS mais relevantes para o sucesso dos projetos na Marinha, entre os quais se encontram: os objetivos claros do negócio, o comprometimento do gerente de projetos, o cumprimento de custos estimados e a composição da equipe. A pesquisa apresentou também a competência das diversas OM em relação às áreas de conhecimento do PMBOK. A OM16 apresentou uma maior competência nas áreas de conhecimento tempo, custo, risco, aquisições, recursos humanos e integração enquanto que a OM 9 apresentou maior competência nas áreas de qualidade e escopo e a OM 1 apresentou maior competência na área de comunicações.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000009/0000099b.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26350
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0000099b.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.