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Título: Um estudo da evolução da Marinha Mercante Brasileira com ênfase na navegação de longo curso:seu desenvolvimento e reflexos no comércio exterior
Orientador(es): Rodrigues, Cláudio Marin
Autor(es): Tito, Milton Ferreira
Palavras-chave: Transporte marítimo
Transporte marítimo (Marinha)
K6 - NAVEGAÇÃO (DGPM-305)
Comércio exterior - Brasil
Marinha Mercante - Brasil
Navegação de longo curso
Transporte marítimo - Brasil
Data do documento: 2016
Editor: EGN
Descrição: Dissertação (mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), Rio de Janeiro, 2016.
Bibliografia: p.102-111.
Esta dissertação tem como tema principal a questão do transporte marítimo internacional, com o foco voltado para a Marinha Mercante brasileira. A metodologia aplicada consiste prioritariamente no método dedutivo. Emprega-se ainda o método histórico assim como o analítico para consolidação do estudo. São pontuadas historicamente as políticas públicas voltadas para o setor marítimo ao longo dos anos, que são complementadas com discussões acerca de temas como a globalização, geopolítica e progressão tecnológica do setor, entre outras. Para a análise, são utilizadas obras bibliográficas de autores como Alfred Thayer Mahan, João Carlos Gonçalves Caminha, Mário César Flores, entre outros. Objetivamente o trabalho busca levantar os motivos pelos quais o Brasil não possui, consolidada, uma Marinha Mercante no trafego de longo curso, capaz de atender às necessidades de seu comercio exterior. Finalmente, aponta-se que os principais óbices existentes no setor marítimo brasileiro, e nas atividades que o orbitam, foram causados pelo caráter volúvel e truncado das políticas públicas voltadas para o setor.
Abstract: The main subject of this dissertation is the international sea shipping with a focus on the Brazilian Merchant Marine. The applied methodology consists primarily in deductive method. The work was consolidated with the help of historical and analytical methods. The public policies adopted over the years were highlighted and complemented by reflections about globalization, geopolitical and technological progress. The bibliography analysis includes authors like Alfred Thayer Mahan, João Carlos Gonçalves and Mário César Flores, among others. Objectively, this work investigates the reasons why Brazil doesn't structure a Merchant Marine able to fill the needs of its foreign trade in long range. Finally, this work shows that the main obstacles faced by the Brazilian maritime sector and activities related to it were caused by the voluble and truncated aspects of Brazilian public policies.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000015/0000155f.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26368
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