Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26656
Título: Evidenciação de princípios de governança: uma análise dos relatórios de auditoria elaborados em 2012 pelo Órgão de Controle Interno da Marinha do Brasil
Orientador(es): Alves, Francisco José dos Santos
Autor(es): Santos, Marcos José Araújo dos
Palavras-chave: Administração
Administração de empresas
Administração em geral
Administração geral
Auditoria interna
Data do documento: 2014
Editor: Acanto em Revista
Descrição: CIANB: O controle interno está associado ao contexto da governança das organizações. A governança na área pública brasileira é uma temática pouco explorada na prática e academicamente quando comparada a ênfase atribuída à esfera corporativa. Atualmente, a crescente Implementação de mecanismos de controle social das ações governamentais acionaram o despertar de um maior desenvolvimento desse tema. Um exemplo foi a publicação da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), regulamentando a garantia constitucional do acesso às informações públicas pela sociedade, favorecendo as questões relacionadas ao princípio da transparência. Independente das limitações e da qualidade das informações prestadas pelos órgãos públicos, que certamente precisam ser aperfeiçoadas, o dispositivo legal representa um marco do desenvolvimento da governança no setor público brasileiro. Os aspectos relacionados à governança são fundamentados pela Teoria da Agência. A relação entre o principal (proprietário) e o agente (administrador) abordada pela teoria é marcada pelos conflitos de agência, em que o agente escolhido pelo principal nem sempre atua de forma a maximizar os benefícios daquele que o contratou, ou seja, o agente pode apresentar uma conduta divergente das expectativas do principal por conta da assimetria informacional entre os atores (principal e agente). Os conflitos de agência podem ser mitigados a partir da observação de princípios de governança. Entendem-se como princípios de governança aqueles disseminados pelas principais instituições interessadas no estudo e desenvolvimento do tema governança, como a International Federation of Accountants (IFAC). Nesse contexto,formulou-se o seguinte problema de pesquisa: os princípios de governança são evidenciados nos relatórios de auditoria elaborados em 2012 pelo órgão de controle interno da Marinha do Brasil? Logo, o objetivo deste estudo é analisar a evidenciação dos princípios de governança nos relatórios supracitados. Dessa forma, a relevância do estudo reside em contribuir para o desenvolvimento do tema governança na administração pública, corroborando os anseios de uma sociedade cada vez mais atuante na fiscalização das ações governamentais por meio do controle social.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000002/000002af.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26656
Aparece nas coleções:Abastecimento: Coleção de Artigos
Administração: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
000002af.pdf1,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.