Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28450
Título: Planejamento estratégico, gestão estratégica e definição de processos e indicadores, modelo para a MB na definição de uma força naval: a sistemática de planejamento estratégico no Ministério da Defesa: perspectivas e sugestões
Orientador(es): Kilian Junior, Rudibert
Autor(es): Lauro, Adriano
Palavras-chave: Administração de empresas
Planejamento estratégico
Estratégia militar
Data do documento: 2012
Editor: EGN
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas.
O Ministério da Defesa (MD) da República Federativa do Brasil possui duas publicações que regulam o seu planejamento estratégico: a Sistemática de Planejamento Estratégico Militar (SPEM) e o Sistema de Planejamento de Defesa (SISPED), publicada em 2005 e 2012, respectivamente. Visando contribuir para o aprimoramento da metodologia de planejamento estratégico empregado no MD, essas publicações são analisadas à luz de conceitos e metodologias de construção de estratégias definidas por Henry Mintzberg, Michel Godet e Tiles. A Teoria Geral da Administração por meio da Teoria Sistêmica e Teoria da Contingência oferecem alguns princípios que são utilizados para facilitar a análise. São utilizados os conceitos de diferenciação e integração da Teori a da Contingência que juntamente com os conceitos de sinergia e da necessidade das relações para se manter um sistema vivo e em crescimento da Teoria Geral dos Sistemas amparam a justificativa da necessidade do planejamento estratégico. É ressaltada a importância de se detectar a existência de objetivos comuns, assim como a integração entre os setores com características semelhantes para o aumento da eficiência e eficácia do Sistema Militar. É realizada uma comparação entre as sistemáticas do Ministério da Defesa com o processo de planejamento estratégico proposto por Godet e, dessa comparação se extrai alguns ensinamentos que impactam na formulação estratégica, entre elas: a necessidade de se possuir uma metodologia com as etapas necessárias para um planejamento estratégico eficaz; a atribuição de responsabilidades para a construção do planejamento; a definição do horizonte temporal; e a definição dos atores envolvidos no processo de planejamento. Com base nas análises e comparações realizadas, são apresentados os impactos e reflexos dessas sistemáticas sobre a Marinha do Brasil.
Abstract: The Ministry of Defense (MD) of the Federative Republic of Brazil has its strategic planning based on two publications : Systematic Strategic Military Planning (Sistemática de Planejamento Estratégico Militar, SPEM) and Estrategic Defense Planning System (Sistema de Planejamento Estratégico de Defesa, SISPED), published in 2005 and 2012, respectively. In order to improve the strategic planning methodology used in the MD, these publications are reviewed in the light of concepts and methodologies for building strategies defined by Henry Mintzberg, Michel Godet and Tiles. The General Theory of Administration by Systems Theory and Contingency Theory offers some principles currently used to simplify the analysis. The concepts used are differentiation and integration of Contingency Theory which combined with the concepts of synergy and the need to keep General systems theory as a living and growing system enhance the justification of need for strategic planning. The importance of common goals and integration between sectors with similar characteristics to increase the efficiency and effectiveness of the military system it's emphasized. A systematic comparison is performed between the Ministry of Defence and the strategic planning process proposed by Godet, and this comparison draws some lessons wich impact the strategic formulation, including: the need for a method with the steps necessary for an effective strategic planning, allocation of responsibilities for planning construction, definition of time horizon and actors involved in the planning process. Products of analyzes and comparisons are presented in these systematic reflections on the Brazilian Navy.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000b/00000baf.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28450
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000baf.pdf1,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.