Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29582
Título: Relações interpessoais a bordo de navios mercantes: o papel do líder.
Orientador(es): Costa, Maria Elisa Dutra
Autor(es): Oliveira, Mariana Terán de
Palavras-chave: Relações humanas
Relações interpessoais
Relações pessoais
Liderança
Data do documento: 2013
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Descrição: Este estudo monográfico tem o objetivo de abordar a relação interpessoal a bordo de navios mercantes, mostrando seus fundamentos, e os conflitos que podem ser gerados pelas falhas na convivência grupal, e as consequências desses conflitos no ambiente de trabalho, bem como, essa interferência no desempenho profissional a bordo. A profissão marítima é diferente de todas as outras devido ao fato de que o trabalhador reside no ambiente de trabalho por um longo período de tempo, portanto, torna-se mais difícil a convivência. Para facilitar a relação interpessoal é necessária a identificação de um líder, presença do líder é fundamental para se ter uma equipe coesa, pois o líder é o gerenciador de pessoas o qual se vale de técnicas, paciência e compreensão para atuar em diferentes situações. Para superar os problemas inerentes à profissão, tais como, o afastamento familiar, o confinamento e a pouca convivência com as pessoas a bordo, e cumprimento dos objetivos da empresa, é necessário que a equipe tenha um bom líder e que cada membro da equipe tenha clareza do seu papel e faça sua parte. Diante disso, essa monografia tem como base o estudo da liderança, dos tipos de líderes, da influência, do poder e da autoridade, da diferença entre grupo e equipe, dos maiores líderes da história, suas qualidades, características e um estudo sobre os conflitos.
Abstract: This monographic study aims to address the interpersonal relationships on board merchant vessels, showing its foundations, and the conflicts that may be generated due to the lack of it, the consequences of these conflicts to the working environment and living aboard. The maritime profession is different from all other due to the fact that the worker resides in the workplace for a long period of time, therefore, it becomes more difficult coexistence. To facilitate interpersonal relationship is necessary to identify a leader. Leadership is essential to have a team, and is the leading manager of people which applies techniques, patience and understanding to deal in certain situations. Upon factors such as the remoteness family and the little interaction with people aboard, so that the targets set are achieved it is necessary that the team has a good leader and that each member of this team to do its part. Therefore, this thesis is based on the study of leadership, types of leadership, influence, power and authority, the difference between group and team of history's greatest leaders, their qualities, characteristics, and a study on conflicts.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000002/000002be.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29582
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000002be.pdf816,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.