Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29927
Título: A operação de evacuação de não combatentes no nível operacional: a contribuição de casos históricos para a aplicação da doutrina militar brasileira.
Orientador(es): Reis, Alexandre Ricciardi dos
Autor(es): Prado, Émerson Luis da Silva
Palavras-chave: Marinha do Brasil
Poder Naval - Brasil
T6 - DOUTRINAS MARÍTIMA E NAVAL (DGPM-305)
Evacuação de não-combatentes(enc)
Data do documento: 2015
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo produzir conhecimento aplicável à doutrina militar brasileira, em particular às operações de evacuação de não combatentes no nível operacional. Por meio da análise de dois casos históricos de evacuação de cidadãos estadunidenses, identificou-se um conjunto de considerações que foram classificadas pela aplicação do método comparativo. Os casos históricos foram selecionados em virtude da similaridade entre a doutrina militar estadunidense e a brasileira e devido à participação do Poder Naval nas operações. Concluiu-se que o principal ensinamento obtido foi a posição destacada que o Poder Naval brasileiro deve assumir nas operações de evacuação de não combatentes. Em segundo plano observou-se que a evacuação de nacionais possui grande influência do nível político, interferindo diretamente no planejamento e execução da operação. Outro ensinamento de menor relevância residiu no preparo da força naval e no planejamento da operação, no qual requisitos de flexibilidade e interoperabilidade devem ser atendidos.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000011/000011b0.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29927
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Operações Navais: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000011b0.pdf799,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.