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Título: Bourbon Dolphin: negligência ou imperícia?.
Orientador(es): Apolaro, Raquel da Costa
Autor(es): Boeta, Marcelo Maia
Palavras-chave: Acidentes
Acidentes marítimos
Data do documento: 2013
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha
Descrição: O trabalho aqui apresentado trata-se de um dos maiores acidentes marítimos envolvendo o modelo de Anchor Handling and Towing Ship (AHTS), o qual acabou com oito mortos, dentre eles o filho do Comandante, que encontrava-se em treinamento. O objetivo deste trabalho é analisar as peculiaridades que envolvem este acidente analisando a perícia realizada a fim de discutir se o acidente adveio de negligência ou imperícia. Como metodologia foi utilizado além da revisão de literatura, uma investigação exploratória dos documentos encontrados com relação à perícia realizada, e a conclusão do que causou o acidente. Por fim, concluiu-se que o acidente decorreu da junção dos fatores: Negligência por parte da Empresa Bourbon, em aceitar promover a posição de Comandante, um Imediato ainda inexperiente a luz, da North West European Area Guidelines(NWEA) e que não contemplava em seu Sistema de Gestão de Segurança (SGS) as condições mínimas necessárias a Ascenção de categoria; e imperícia da tripulação, por não possuir a prática mínima necessária para a execução da manobra de ancoragem da plataforma Transocean Rather a qual encontrava-se em águas profundas.
Abstract: The work presented here it is one of the greatest maritime disasters involving model Anchor Handling and Towing Ship (AHTS), which ended with eight people dead, including the son of the Commander, who was in training. The objective of this work is to analyze the peculiarities surrounding this accident analyzing expertise held to discuss whether the accident stemmed from negligence or malpractice. The methodology was used in addition to the literature review, an exploratory investigation of the documents found with respect to the skill performed, and the conclusion on what caused the accident. Finally, it was concluded that the accident resulted from the junction of factors: Negligence on the part of the Company Bourbon, to accept the position of Commander promote a still inexperienced Chief Officer, at the light of the North West European Area Guidelines (NWEA) and not contemplated in its Safety Management System (SMS) the minimum conditions necessary for Ascension category; malpractice and crew, for not having the minimum required to practice the maneuver docking platform Transocean Rather which was in deep water.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000005/00000520.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451201
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