Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451345
Título: A pesquisa clínica na Marinha do Brasil: estruturação e implantação de um Centro de Pesquisa Clínica no Instituto de Pesquisas Biomédicas do Hospital Naval Marcílio Dias.
Orientador(es): Massoto, Glauco de Atoguia
Autor(es): Silva, Ana Maria Loyola Andrade da
Palavras-chave: Gestão hospitalar
Ética
Pesquisa
Data do documento: 2012
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: Na última década, o tema Pesquisa Clínica no Brasil, não tem sido mais um assunto envolto em névoas ou muito menos misterioso. Diariamente, tomamos conhecimento através de telejornais e pela imprensa escrita, sobre o desenvolvimento de novos fármacos e novas descobertas não só na área da saúde, como na área da engenharia, da física, enfim, em amplas frentes que se prevalecem do uso da tecnologia. Apesar de todo esse avanço tecnológico, dentro da área militar ainda estamos em um estágio muito primário, principalmente no que diz respeito à Pesquisa Clínica. Dentre as três Forças Armadas, a Marinha do Brasil é a que vem demostrando um maior interesse nesta nova área de conhecimento. Neste contexto, podemos ver a preocupação do Exmo Sr Comandante da Marinha, o Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, através de ações para estimular o desenvolvimento científico na área da Saúde, como a reinauguração e reaparelhamento do Instituto de Pesquisas Biomédicas no Hospital Naval Marcílio Dias, em Novembro de 2009 e com a publicação da ORISET-2012, baseadas na ORCOM-2012 e EMA-300 – Plano Estratégico da Marinha. A implantação de um Centro de Pesquisas voltado especificamente para a Pesquisa Clínica auxiliará na geração de conhecimento e capacitação técnico-científica não só dos profissionais do Corpo de Saúde da Marinha, mas também dos funcionários civis da área da Saúde da Marinha do Brasil (MB). Com isso, a Marinha do Brasil, poderá destacar-se como a 1a entre as três das Forças Armadas na produção científica nacional. Os conhecimentos gerados e adquiridos pelos profissionais do Corpo de Saúde da Marinha poderão resultar em avanços na manutenção da Saúde aos usuários da MB, quanto na troca de experiências e conhecimentos com seus pares na Sociedade Civil, compartilhados entre outras áreas técnicas dentro da própria MB, que não necessariamente as da Saúde, além de servir para a Acreditação do Serviço de Saúde da Marinha do Brasil.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000005/000005b7.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451345
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000005b7.pdf323 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.