Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451350
Título: A seleção e o emprego dos médicos do corpo de saúde da Marinha na medicina operativa: uma retrospectiva dos últimos 5 anos.
Orientador(es): Sartorio, Mônica Loureiro
Autor(es): Machado, Marco Antonio
Palavras-chave: Acidentes
Medicina naval
Corpo de saúde da marinha
Medicina operativa
Data do documento: 2012
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: A Medicina Operativa é o conjunto de atividades de saúde realizadas em situações não convencionais, onde os recursos humanos, materiais e locais (suprimentos, condições climáticas e epidemiológicas) podem estar significativamente restritos. Houve um aumento da participação da Marinha do Brasil nas ações e missões de paz, ocorrendo proporcionalmente, o aumento das ações de Medicina Operativa. A equipe de Medicina Operativa se faz necessária tanto nas Operações Navais como também nas calamidades públicas. Há condições que a diferencia dos outros subsistemas da Marinha do Brasil, o que demanda que seus médicos estejam bem preparados para este tipo de ação específica. Há necessidade de que o quantitativo de médicos que atuem com Medicina Operativa seja suficiente nas ações e missões de responsabilidade da Marinha do Brasil. Assim, este trabalho buscou através de revisão bibliográfica apresentar as considerações sobre a construção da Medicina Operativa no Brasil; os tipos de ações que competem à Medicina Operativa; o atual quadro de médicos no Corpo de Saúde da Marinha; a importância da seleção e emprego deste quadro, bem como o quantitativo de médicos especializados em Medicina Operativa nos últimos 5 anos.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000005/000005dd.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451350
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000005dd.pdf198,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.