Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451357
Título: Saúde bucal programa de saúde bucal na Marinha:em busca de uma atitude preventiva nos usuários do sistema de saúde da Marinha.
Orientador(es): Sartorio, Monica Loureiro
Autor(es): Talon, Lucy Schöpke Marques
Palavras-chave: Odontologia
Dentes Cuidado e higiene
Odontologia preventiva
Saúde bucal
Data do documento: 2011
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: O Programa de Saúde Bucal da Marinha preconiza ações voltadas para a prevenção das doenças, a promoção da saúde e a conscientização dos usuários do Sistema de Saúde da Marinha quanto à importância de seu engajamento na manutenção de sua saúde oral. Questionou-se, então, se a autopercepção dos usuários, quanto às ações de prevenção das doenças e de promoção da saúde bucal, demonstra sua conscientização sobre a necessidade do desenvolvimento de atitudes preventivas. Uma mudança de atitude dos usuários, norteada pelo referido programa, pode levar à diminuição de indivíduos doentes, tendo como consequência esperada a redução da demanda por serviços odontológicos complexos e onerosos para o Sistema de Saúde da Marinha. Neste trabalho objetivou-se, por meio de uma pesquisa, analisar a autopercepção de uma amostra de pacientes da Odontoclínica Central da Marinha quanto às ações desenvolvidas no Serviço de Odontologia Preventiva; e, também, apontar os possíveis benefícios que a conscientização e uma mudança de atitudes em relação à saúde bucal possam trazer tanto para os usuários quanto para o sistema. Inicialmente, apresentaram-se como constructo teórico os conceitos de prevenção das doenças e de promoção da saúde, a Política Nacional de Saúde Bucal, o Programa de Saúde Bucal da Marinha, o papel do cirurgião-dentista e a autopercepção do paciente em saúde bucal. Em seguida, foram mostrados os aspectos relevantes da pesquisa, analisaram-se os resultados e buscou-se compreender a autopercepção da amostra quanto às ações preconizadas pelo Programa de Saúde Bucal. Os resultados evidenciaram que a maioria dos participantes demonstrou boa conscientização quanto à necessidade de desenvolver atitudes preventivas em relação à saúde bucal. Apontaram-se os possíveis benefícios que essa conscientização pode trazer para os usuários e para o Sistema de Saúde da Marinha. Por fim, enfatizou-se que a Marinha do Brasil deve continuar valorizando as medidas, tanto preventivas quanto de promoção da saúde, que visam ao aumento do número de usuários conscientes e saudáveis, esperando-se a redução da demanda por serviços odontológicos mais complexos e custosos.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000006/00000628.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451357
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000628.pdf732,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.