Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451604
Título: A prontidão operacional na Marinha da África do Sul, à luz da obtenção e manutenção do seu pessoal técnico/Ângelo Charles Kriger ; Orientador: Marcelo Ribeiro de Sousa.
Orientador(es): Souza, Marcelo Ribeiro Orientador
Autor(es): Kriger, Ângelo Charles
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
355
P2 - GESTÃO DE PESSOAL MILITAR (DGPM-305)
Àfrica do Sul - Marinha
Data do documento: 2009
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
A Marinha da África do Sul (SAN) é responsável pela defesa e manuten ção da soberania nas águas jurisdicionais da República da África do Sul. Para o exercício pleno de suas atribuições, houve a modernização da Esquadra sul - africana, com a aquisição de meios dotados com as mais recentes tecnologias, como fragatas e submarino s. Para uma correta operação e manutenção de tais vasos de guerra, há de se possuir pessoal técnico altamente qualificado. A SAN possui uma boa estrutura para formação de pessoal técnico, uma garantia de que estes são treinados conforme os níveis exigidos para a correta condução dos modernos sistemas dos meios navais. Há, entretanto, uma elevada taxa de evasão de pessoal, especialmente o de qualificação técnica. Tal fato está afetando negativamente a prontidão operacional da SAN. Este documento investiga os possíveis motivos pelos quais a SAN experimenta elevada taxa de evasão de seu pessoal técnico. Também houve a pesquisa de possíveis soluções que impeçam a continuação desta alta taxa de evasão. A preservação de um quantitativo de pessoal técnico necessári o é imprescindível para manter a prontidão operativa da SAN. A partir das fontes pesquisadas para determinar as razões pelas quais muitos militares deixam a organização, foi levantado que os principais motivos elencados são atinentes ao bem estar no trabal ho, apoio durante o exercício das funções e compensações financeiras.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000d/00000df3.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451604
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000df3.pdf241,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.