Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451625
Título: Os desígnios dos recursos hídricos da Amazônia Brasileira sob a ótica dos atores não estatais: uma relativização do conceito de soberania.
Orientador(es): Souza Junior, José Carlos de
Autor(es): Rosa, Marcelo Fortunato Heringer
Palavras-chave: Abastecimento de água
Recursos hídricos
K4 - HIDROGRAFIA (DGPM-305)
Aquíferos - àguas subterrâneas
Ingerência (Direito internacional público)
Recursos hídricos-Amazônia
Data do documento: 2015
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: Os recursos hídricos são de grande relevância na Geopolítica dos Estados, permitindo o desenvolvimento econômico e o bem-estar das sociedades que os detêm. Por outro lado, a falta ou escassez desses recursos aponta para uma potencial fonte de crises e conflitos intra ou interestatais. Nesse contexto, o século XXI será marcado por crises e conflitos envolvendo recursos hídricos, em função da crescente escassez de água doce no mundo. Devido à cobiça internacional pela água, Estados possuidores de grandes fontes hídricas, podem ter sua soberania sobre tais recursos ameaçada, por estarem, de alguma forma, permitindo a degradação de seus mananciais, podendo assim, ser acusados de estarem gerindo mal a água, que é um direito do homem. No caso brasileiro, esse mau gerenciamento está ocorrendo no Aquífero Alter do Chão, possibilitando assim, que atores não estatais, que atuam na região amazônica em defesa da causa ambiental e humana, venham a questionar o Brasil quanto à sua capacidade de gerir um bem vital e escasso, despertando na comunidade internacional, o desejo de ingerência na região, uma vez que tal desejo, há muito, permeia o campo político das potências mundiais.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000010/0000107b.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451625
Aparece nas coleções:Multidisciplinar: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
0000107b.pdf875,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.