Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451628
Título: A aplicação do direito internacional dos conflitos armados na guerra dos cinco dias e nos alvos selecionados durante o conflito.
Orientador(es): Blower, André Marcus
Autor(es): Morais, André Medeiros de
Palavras-chave: Declaração Universal dos Direitos do Homem
Direitos Humanos
T3 - DIREITO INTERNACIONAL HUMANITÁRIO (DGPM-305)
Direito Internacional dos Conflitos Armados
Direito Internacional Humanitário
Conflitos Armados
Data do documento: 2015
Editor: Escola de Guerra Naval
Descrição: Este trabalho tem como propósito realizar um estudo da aplicação do Direito Internacional dos Conflitos Armados (DICA) no conflito ocorrido entre Rússia e Geórgia em 2008, que ficou conhecido como a Guerra dos Cinco Dias e nos alvos selecionados pelas partes envolvidas. O trabalho aborda a evolução histórica do DICA até seu processo de afirmação após as duas guerras mundiais,que permitiu definir seu conceito atual. Posteriormente, é apresentada uma análise dos princípios de proporcionalidade, necessidade militar e distinção do DICA, importantes para caracterização da legalidade de um conflito e da seleção de alvos. Em seguida, são estudadas as relações conturbadas entre Rússia e Geórgia,passando pelo período em que eram repúblicas da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS),suas transformações em Estados com a queda da URSS, culminando com o conflito entre ambos,tendo como ponto central a questão separatista da Ossétia do Sul. A seguir, tal conflito é analisado à luz do DICA,assim como os alvos selecionados. Assim, o estudo permite identificar as violações cometidas aos princípios do DICA pelos beligerantes. Por fim, diante do pesquisado, pode-se concluir que, mesmo com a afirmação do DICA no cenário internacional, suas normas ainda não são respeitadas na plenitude pelos Estados em situação de conflito, mesmo os curtos e os não internacionais, caso do conflito analisado neste trabalho, e as questões geopolíticas podem provocar crises, como foi o caso entre Rússia e Geórgia, mas devem ser resolvidas de maneira legal e pacífica, sem o uso injustificado da força.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000011/0000112b.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451628
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Pessoal: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0000112b.pdf298,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
0000112b.pdf298,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.