Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451694
Título: Capacitação para os oficiais do CSM:a importância da capacitação dos oficiais cirurgiões-dentistas do corpo de saúde da marinha para o diagnóstico do câncer bucal/Hiran José Rodrigues Coelho; orientadora: Teresa Cristina Pereira de Oliveira.
Orientador(es): Oliveira, Teresa Cristina Pereira de Orientadora
Autor(es): Coelho, Hiran José Rodrigues
Palavras-chave: assuntos militares em geral
ciência militar
Q9 - ODONTOLOGIA (DGPM-305)
P2 - GESTÃO DE PESSOAL MILITAR (DGPM-305)
Capacitação profissional
Câncer Diagnóstico
Data do documento: 2016
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior - C-SUP.
A capacitação exigida do oficial cirurgião - dentista no decorrer de sua vida militar é detalhadamente descrita no P lano de C arreira dos O ficiais da Marinha e c omo profissional da á rea da s aúde, o oficial deve buscar o conhecimento técnico atual izado de sua especialidade e aplicá - lo em prol da saúde do paciente. Na área odontológica, o diagnóstico precoce do câncer bucal , doença considerada um importante problema de saúde pública, é um grande desafio para o cirurgião - dentista e pode ser alcançado pela técnica do rastreamento bucal . Es s a técnica foi implementada por especialistas no S erviço de Semiologia da Odontoclínica Central da Marinha em 2011 e a análise d o banco de dados da Clí nica de Estomatologia e Patologia Bucal, que tem o registro de todos os casos de lesões diagnosticadas desde aquela data, demonstra o resultado da capacitação profissional dos cirurgiões - dentistas não especialistas em Estomatologia na detecção de important es lesões , malignas e desordens potencialmente malignas, devido à técnica de rastreamento. N o período de cinco anos, de maio de 2011 a abril de 2016, foram registradas diversas lesões d iagnosticadas , seja por biópsia ou por diagnóstico clínico , e que f ora m detectadas por cirurgiões - dentistas não especialistas no Serviço de Semiologia , mas capacitados para a técnica do rastreamento, m ostra ndo o importante papel desempenhado p or estes profissionais e a necessidade da capacitação de todos os cirurgiões - denti stas da Odontoclínica Central da Marinha . Com isso , atende r - se - ia o que p reconiza a legislação em vigor e o conhecimento atual sobre o câncer de boca . Porém, uma vez i mplementa das as mudanças sugeridas, será necessário reavaliação futura, o controle do pro cesso de capacitação dos cirurgiões - dentistas pelos gestores, assim como dos processos envolvidos no diagnóstico precoce do câncer bucal.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000016/000016fa.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451694
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000016fa.pdf624,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.