Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843322
Título: A importância das boas práticas de gestão baseadas no planejamento estratégico para a qualidade do gasto público: estudo de caso do Centro de Análises de Sistemas Navais
Orientador(es): Pompeu, Luís Fernando Nogueira
Autor(es): Souza, Leandro Miranda Corrêa de
Palavras-chave: B7 - GESTÃO PÚBLICA (DGPM-305)
Planejamento estratégico
Qualidade
Administração financeira
Data do documento: 2011
Editor: EGN
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
As boas práticas de gestão baseadas na implementação efetiva do planejamento estratégico nas organizações possuem estreito relacionamento com a qualidade do gasto público. A Administração Pública Gerencial adotada pelo Governo Federal enfatiza o princípio constitucional da eficiência na gestão dos recursos orçamentários e financeiros e, ainda, estabelece a política voltada para os resultados e com o foco nos cidadãos. Destarte, faz-se mister o aprimoramento da gestão de desempenho nas organizações públicas brasileiras para se estabelecer o ciclo de melhoria contínua. A Marinha do Brasil tem envidado esforços para se manter no estado da arte no que concerne à aplicação das ferramentas de gestão e o Programa Netuno representa a evolução do enfoque gerencial de desempenho. A base precípua do modelo de gestão é o planejamento estratégico e o positivo monitoramento do plano de ação. O referido planejamento possibilita a definição da estratégia que acarretará a execução otimizada dos dispêndios dos recursos orçamentários e financeiros e, ainda, possibilita a ação proativa na identificação e solução dos problemas, mitigando as consequências adversas para as organizações. O estudo de caso do Centro de Análises de Sistemas Navais permite identificar as boas práticas de gestão pautadas no efetivo estabelecimento do planejamento estratégico e a contribuição deste para os resultados positivos evidenciados a partir da adoção desta ferramenta de gestão. A qualidade d o gasto público pode ser avaliada com a implantação da estratégia correta e é permeada pelo monitoramento e incremento gerencial das dimensões da avaliação do gasto público: política, estrutura organizacional, estratégias, processos, pessoas e tecnologia.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000c7d.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843322
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.