Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843389
Título: Gestão de pessoas por competências: desafios e possibilidades decorrentes da implantação do PROPES na OM-Piloto Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha
Orientador(es): Oliveira Neto, Manoel Fernandes
Autor(es): Alves, Edmar Rodrigues
Palavras-chave: B7 - GESTÃO PÚBLICA (DGPM-305)
Gestão de pessoas
Competência profissional
Marinha Brasil
Data do documento: 2015
Editor: EGN
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superior.
Inclui bibliografia.
Atualmente, o modelo de Gestão de Pessoas por Competências tem sido muito debatido pelas organizações como uma nova e moderna maneira de gerir pessoas, fruto das diversas transformações no cenário econômico, sociocultural, político e tecnológico. Esta pesquisa aborda essa temática, tendo como objetivo analisar os desafios e possibilidades decorrentes da implantação da Gestão de Pessoas por Competências, por meio do Programa de Gestão de Pessoal (PROPES) da Marinha do Brasil, na OM-Piloto Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha. Empregou-se a metodologia de pesquisa exploratória, utilizando-se como método de procedimento o documental e bibliográfico. Quanto aos principais desafios foram identificados, entre outros: gerenciamento da mudança de modelo, o mapeamento das competências, o mapeamento dos processos alinhados à estratégia organizacional, as mudanças no Sistema de Ensino Naval e as alterações nos Sistemas de Pessoal. No que diz respeito às possibilidades, destaca-se o emprego da nova filosofia “a pessoa certa, com a capacitação adequada, no lugar certo” como forma de atingir, com efetividade, a estratégia e construção da Matriz de Competências daquela Diretoria. Assim, foi possível concluir que os resultados desta pesquisa contribuirão para um melhor entendimento do PROPES, permitindo uma análise sobre ações mitigatórias e de ajustamento diante dos desafios a serem enfrentados para implantação dessa nova metodologia nas demais Organizações Militares da Marinha, além dos resultados servirem de ponto de partida para futuros estudos sobre o assunto.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000011/00001136.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843389
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.