Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843403
Título: A revolução tecnológica e a incerteza sobre o inimigo no nível operacional/Itamar da Silva dos Santos ; orientador : Luiz Carlos de Carvalho Roth.
Orientador(es): Roth, Luiz Carlos de Carvalho Orientador
Autor(es): Santos, Itamar da Silva dos
Palavras-chave: H2 - INTELIGÊNCIA (DGPM-305)
Inteligência operacional
Data do documento: 2015
Editor: Rio de Janeiro:EGN,
Descrição: A quantidade de informação disponível e os meios tecnológ icos utilizados para obtenção de dados e de infor mações são enormes e nesse contexto , a atividade de inteligência operacional foi impactada no seu processo de produção do conhecimento . A inteligência operacional é um instrumento que possibilita, por meio de métodos e técnicas próprias, a coleta e a busca de dados e informações com vistas à produção de conhecimento operacional que servirá como subsídio ao planejamento, a execução e o acompanhamento das campanhas, ou seja, subsídio à tomada de decisão do Comandante Operacional. Faz - se importante utilizar a o má ximo as ferramentas disponíveis de forma a se obter o máximo de co nhecimento para a tomada de decisão. O propósito desta pesquisa é verificar se o excesso de dados e informações, coletados pelos meios aéreos na o peração Iraqi Freedom durante a Segunda G uerra do Golfo (2003), foi capaz de diminuir a incerteza sobre o inimigo no nível operacional. A pesquisa quanto à fina lidade é descritiva uma vez que são abordados os conceitos de inteligência, porém com um exemplo de caso de inteligência operacional dura nte a operação Iraqi Freedom pela grande influência do emprego das mais avançadas tecnologias militares no sucesso em conquistar Bagdá . Quanto aos meios, a pesquisa é bibliográfica e documental, consistindo na investigação sistemática em livro s, revistas, jornais, artigos em sites da internet e relatórios. O excesso de dados e informações, coletados pelos meios aéreos na Operação Iraqi Freedom durante a Segunda Guerra do Golfo (2003) não foi capaz de diminuir a incerteza sobre o inimigo no nível operacional. .
Inclui bibliografias
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000011/000011d5.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843403
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
000011d5.pdf573,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.