Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843425
Título: Padronização de marcas em processos licitatórios: uma proposta para implementação no Comando da Marinha
Orientador(es): Cardoso, José Henrique de Sá Guimarães
Autor(es): Menezes, Brunno Nunes da Costa
Palavras-chave: A - ABASTECIMENTO (DGPM-305)
Abastecimento militar
Padronização de métodos de trabalho
Compras (serviço publico)
Licitação
Data do documento: 2016
Editor: EGN
Descrição: Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso Superior - C-SUP.
Inclui referências bibliográficas
Frente aos muitos questionamentos quanto à qualidade d os bens adquiridos sob a égide da lei de licitações , a seleção de fornecedores legalmente instituída, tendo como ú nico parâmetro o preço de aquisição , confrontada com a litera tura de compras que assevera a existência de muitos outros elementos a serem considerados , visando a sua qualidade e eficiência , leva à busca por alternativas viáveis para melhoria das compras pú blicas . A padronização de marcas que começa a ser adotada por alguns órgãos públicos na busca por superar essa deficiência motivou o presente estudo , que tem por objetivo principal identificar os passos a serem seguidos pela Marinha do Brasil para a adoção da padronização de marcas. Para tal, realizou - se uma pesquisa aplicada , bibliográfica , visando a exp or aspectos inerentes às compras nas organizações , os caminhos apontados pela literatura sobre o Custo Total de Propriedade para suplantar as deficiências encontradas nesse setor e foi apresentado o Sistema de Abastecimento da Marinha. As análises efetuadas demonstram a viabilidade da utilização da padronização de marcas e indicam a possibilidade de geração de benefícios . Conclui - se apresentando um roteiro p ara a utilização dess e procedimento na Marinha, interligando suas etapas com as atividades e responsabilidades do Sis tema de Abastecimento, e propondo a realização de um programa - piloto abrangendo as viaturas administrativas. Sugere - se para estudos futuros a mensuração dos eventuais ganhos com o processo e a comparação dos benefícios esperados com os que de fato ocorrerem no programa-piloto.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/000013e6.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843425
Aparece nas coleções:Abastecimento: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
000013e6.pdf0 BAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.