Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843487
Título: Política de manutenção de meios navais: equipe de projeto multidisciplinar integrada: manutenção de Turbinas a Gás na MB
Orientador(es): Moreira, Nilson da Silva
Autor(es): Andrade, Bruno Sampaio
Palavras-chave: B6 - GESTÃO DE PROJETOS (DGPM-305)
Tubos Manutenção e reparos
Data do documento: 2016
Editor: EGN
Descrição: Apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas.
Inclui bibliografia.
Nesta tese são apresentados os problemas observados por este autor no atual modelo de gestão para a realização d a operaç ão e manutenção das turbinas a gás de uso naval (TG) instalados nos meios navais da Marinha do Brasil (MB). A pesar do tr abalho árduo e dos esforços empreendidos pelos operadores e mantenedores, o atual modelo de gestão traz com sua aplicação o ônus indesejado do acúmulo de problemas e de falhas de stes equipamentos com alto valor agregado. Como solução , e ste autor propõe que a operação e manutenção das TG dos meios navais da MB sejam tratadas como um projeto , conforme definido pelo “Project Management Institute” – PMI em seu Guia PMBOK (PMI, 2013 ) como “um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultad o exclusivo” . O produto a ser “criado” será a disponibilidade das TG a um custo conveniente e o período de empreendimento do “esforço” deverá ser o ciclo de vida do meio naval onde as TG estão instaladas. Como modelo de gestão para a realização do projeto proposto, este autor sugere a “Abordagem IPT” (“ Integrated Project Team Approach” ) que é realizado por equipes multidisciplinares integradas de projeto. Os membros da equipe devem possu ir expertises multidisciplinares e perten cer às partes interessadas (“ s takeholders ”) no uso das TG na MB. A s expertise s multidisciplinar es de seus membros, permitirá que eles possam , dentro da moldura temporal adequada, identifi car os problemas que po deriam ter um impacto negativo a o projeto . Para que os membros da equipe pos sam apresentar as soluções adequadas para a solução dos problemas que venham a ser identificados, devem lhes ser concedidas a capacitação adequada para possam tomar as decisões adequadas para poderem garantir o sucesso do projeto. A implementação do modelo de gestão proposto permitirá um aumento significativo na disponibilidade das TG instaladas nos navios de guerra da MB.
Abstract: In this thesis, it’s present ed the problems observed by this author in the current management model for carrying out operation and maintenance of naval gas turbines (GT) in stalled in the war ships of Brazilian Navy ( BN ) . In despite of the hard working and efforts undertaken by operators and maintainers, the current management model brings the unwanted burden of sequential buildup of problems and failures of these equipment with high added value. As a solution t his author propos e s that the operation and maintenance of G T be treat ed a project in accordance with the definition of the Project Management Institute – PMI in its Guide PMBOK (PMI, 2013) : “A temporary effort undertaken to create a product, service or exclusive result”. The product to be “created” will be the availability of the GT under a convenient price and the time to undertake the effort should be the entire life cycle of the war ship were the GT are installed. As a management model to carry out the proposed project, the author suggests the Integrated Project Team Approach (IPT Approa ch) that is developed by integrated multidisciplinary teams. The members of the team should have multidisciplinary expertise and are belonging to the stakeholders in the use of G T in BN. T he multidisciplinary expertise of its mem bers, will allow them to ea rly identify problems that could have a negative impact on the project . In order to allow the members could provide the solutions for the identified problems, they should have granted the appropriate empowerment that will allow them to take the proper deci sion s , thereby ensuring the project's success. T he implementation of the proposed management model will enable a significant i ncrease in the availability of G Ts installed in war ships of the BN.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000019/000019e4.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843487
Aparece nas coleções:Administração: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.