Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844001
Título: Avaliação da capacidade de construção naval no país para implementação do programa de reaparelhamento da Marinha:Participação do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro no PRM: perspectivas e óbices/
Autor(es): Sá, André Luiz Correa de
Palavras-chave: 623.810981 22
H3 - POLÍTICA E ESTRATÉGICA (DGPM-305)
Construção naval
Engenharia naval
Reaparelhamento militar
Data do documento: 2012
Editor: EGN,
Descrição: Orientador : Artur Luiz Santana Moreira. .
Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas.
O principal objetivo desta monografia foi o de determinar as perspectivas e óbices d a participação do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro no P lano de R eaparelhamento da Marinha do Brasil . Para alcançar esse objetivo, primeiramente, foi realizado um estudo da evolução da indús tria naval brasileira até os dias atuais, com o intuito de entender esse setor industrial, altamente complexo e poder determinar suas perspectivas atuais e futuras. Em sequência, foi feito um estudo do Plano de Articulação e Equipamentos da Marinha do Bras il e os planos decorrentes deste; assim como, d os dispositivos legais com influência na construção naval militar. Finalmente, o trabalho é concluído, com a apresentação de propostas de participação do Arsenal de Marinha no plano de reaparelhamento da Marin ha do Brasil.
Abstract: The main objective of this work was to determine the perspective and difficulties related to the participation of the Arsena l de Marinha do Rio de Janeiro on the Plan of Articulation and Equipment of the Brazilian Navy. To achieve this objective, first a study of the evolution of the Brazilian naval industry was performed, aiming to understand this highly complex industrial sec tor and to determine its current situation and future perspective. Subsequently, a study of the Plan of Articulation and Equipment of the Brazilian Navy and related plans is presented; including legal mechanisms with influence on military naval constructio n. Finally, the work presents proposals for participation of the Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro on the Brazilian Navy equipment update program.
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001c/00001c46.pdf
http://repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/844001
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
00001c46.pdf657,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.