Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26398
Título: | A Real Companhia e Academia dos Guardas-Marinha: aspectos de uma instituição militar de ensino na alvorada da profissionalização do oficialato militar, 1808-1839 |
Autor(es): | Lemos, Renato |
Autor(es): | Silva, Carlos André Lopes da |
Orientador(es): | Lemos, Renato |
Palavras-chave: | Assuntos Militares em Geral Ciência Militar Real Academia dos Guardas-Marinha (Brasil) - História Academia de Marinha (Portugal) – História História social |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) |
Descrição: | Mais que uma escola de ciências, a Real Companhia e Academia dos Guardas-Marinha formou um segmento por demais específico dentro do corpo burocrático do Estado brasileiro, o oficialato militar empregado na Marinha de guerra. Podemos, a partir das especificidades da profissão naval dentro do campo militar, destacar a formação dada a esses militares da ministrada para os corpos de oficiais empregados no Exército. Procuramos entender essa instituição militar de ensino, que teve sua origem no processo de reestruturação do aparato militar português a partir do período pombalino, como o principal instrumento indutor da formação profissional do corpo de oficiais da Marinha, utilizando-se a conceituação de “profissão militar” de Samuel P. Hungtinton cotejada com a caracterização de “profissão naval” proposta por Norbert Elias. |
Abstract: | More than a school of science, the Real Companhia e Academia dos Guardas-Marinha formed a too specific segment within the body of the Brazilian state bureaucracy, the military officer for the Navy. From the specifics of the naval profession within the military field we can find differences in the training given to those given to the military officer corps of the Army. We understand that the military education, which had its origin in the restructuring process of the Portuguese armed forces from the time of Pombal, as the main instrument inducer of vocational training of the officer corps of the Navy, using the concept of Samuel P. Hungtinton for “military profession” collated with the characterization of “naval profession” proposed by Norbert Elias. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26398 |
Tipo: | Dissertação |
Aparece nas coleções: | Estudos Militares: Coleção de Dissertações Patrimônio Histórico e Cultural: Coleção de Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
000009e9.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.