logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Thaís Valim de-
dc.date.accessioned2018-02-14T18:29:19Z-
dc.date.available2018-02-14T18:29:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000002/00000262.pdf-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/26694-
dc.descriptionO estudo realizado investigou o acolhimento no ambiente de espera da Odontoclínica Central da Marinha (OCM), por meio de levantamento bibliográfico e de uma pesquisa de opinião realizada com seus usuários, tendo como objetivo verificar se o acolhimento é uma condição presente nesse ambiente. O referencial teórico se embasa em publicações navais e artigos inerentes ao tema. Entende-se o acolhimento como a valoração dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde. Uma hospitalidade inexpressiva pode ser um fator crítico na prestação de um serviço, o que nos faz opinar sobre a importância da cortesia e atitude acolhedora na gestão dessa atividade. O ambiente de espera acolhedor configura uma relação humanizada entre o usuário e o profissional, valorizando a afetividade e a sensibilidade como elementos indispensáveis ao cuidar. A pesquisa de opinião revelou um resultado satisfatório, em que o atendimento é qualificado como acolhedor. Implementar ações de humanização no serviço de saúde é um desafio, provavelmente, por ser o mais intangível de todos os serviços. Este artigo sugere promover a capacitação dos profissionais em um espaço de aprendizagem virtual, assim como aperfeiçoar o ambiente de espera para que se estabeleça como um local potencial para divulgar atividades educativas e preventivas em saúde e que possibilite uma espera agradável e acolhedora. Nesse contexto, prover serviços no estado da arte constitui um permanente desafio para a OCM que se esforça continuamente em ultrapassar limites de diferentes dimensões e se manter em constante evolução.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherArquivos Brasileiros de Medicina Navalpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMedicina naval - periódicospt_BR
dc.subjectOdontoclínica Central da Marinha (Brasil)pt_BR
dc.subjectHumanização dos serviços de saúdept_BR
dc.subjectAcolhimentopt_BR
dc.titleO acolhimento no ambiente de espera da Odontoclínica Central da Marinhapt_BR
dc.typejournalArticlept_BR
Aparece nas coleções:Saúde: Coleção de Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000262.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.