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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/27047
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Albrecht, Sascha | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-14T18:29:43Z | - |
dc.date.available | 2018-02-14T18:29:43Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.uri | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000b/00000bd1.pdf | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/27047 | - |
dc.description | EGN:Após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 os serviços de inteligência receberam fortes críticas por não haverem alertado sobre os perigos iminentes, a despeito de mais de um destes serviços haver obtido partes das informações relevantes em relação aos planos de ataques. Estas informações, que poderiam ter servido para elaborar uma visão geral da situação, não haviam sido juntadas e conectadas umas às outras, devido à existência de uma estrutura demasiado inerte e de procedimentos muito antiquados. A percepção deste problema desencadeou um processo de reforma, que iniciou com o decreto do Intelligence Reform and Terrorism Prevention Act – IRPA em dezembro de 2004. As responsabilidades do novo Director National Intelligence - DNI, cuja implementação foi uma das medidas da reforma, abrangem a coordenação e a continuação do desenvolvimento da reforma, assim como a mudança da cultura empresarial no âmbito dos serviços de inteligência. Em 2007, ou seja, seis anos após os ataques terroristas de 11 de setembro, vários especialistas concordavam em que os objetivos da reforma ainda não tinham sido alcançados. Foi então realizada uma análise comparativa dos primeiros dois DNI e o grau de influência que exerceram durante o processo da reforma. Os principais pilares da reforma são a implementação das disposições organizacionais e a realização da reforma interna, incluindo o melhoramento do Information Sharing (intercâmbio de informações) dentro da Comunidade de Inteligência. A análise comparativa mostra que os fundamentos jurídicos em relação ao cargo do DNI são muito fracos, e que devido a este problema o sucesso do desenvolvimento do processo da reforma depende principalmente das personalidades dos DNI. A conclusão do trabalho inclui sugestões para a realização de um aprimoramento das condições jurídicas, para que o DNI possa agir de forma mais eficiente e assim contribuir para o sucesso do processo da reforma. Palavras-chave : Inteligência; Reforma; EUA; DNI; IRTPA | en_US |
dc.description.abstract | Nach den Anschlägen vom 11. September 2001 wurde vor allem den Geheimdiensten vorgeworfen, nicht auf die herannahende Gefahr hingewiesen zu haben, obwohl viele Informationen zu den Anschlagplanungen bei einem der 15 Geheimdienste vorhanden waren. Diese wurden jedoch aufgrund veralteter Strukturen und Verfahren nicht miteinander ausgetauscht und zu einem Gesamtlagebild zusammengefügt. Diese Erkenntnis löste einen Reformprozess aus, der mit der Verabschiedung des Intelligence Reform and Terrorism Prevention Act - IRTPA im Dezember 2004 beginnt. Der mit der Reform neu geschaffene Director National Intelligence - DNI hat unter anderem die Verantwortung für die Koordination und Fortentwicklung der Reform und dabei letztendlich auch für die Veränderung der Unternehmenskultur innerhalb der Geheimdienste. Im Jahr 2007, also 6 Jahre nach den Anschlägen vom 11. September, konnte, nach Meinung vieler Fachleute, ein wesentlicher Reformfortschritt noch nicht festgestellt werden. Daher wurde im Rahmen dieser Arbeit, eine vergleichende Analyse der ersten beiden DNI, John Negroponte und John McConnell, durchgeführt und dabei ihr jeweiliger Einfluss auf den Reformprozess bewertet. Dies geschah anhand zweier durch das Reformgesetz festgelegter Meilensteine: der Umsetzung der organisatorischen Vorgaben sowie der Umsetzung der inneren Reform, hierbei vor allem der Verbesserung des Information Sharing in der Intelligence Community . Die vergleichende Analyse zeigt, dass der Posten des DNI gesetzlich nur schwach ausgestaltet ist und es hierdurch in besonderem Maße auf die beteiligten Persönlichkeiten ankommt, den Reformprozess zu gestalten. Die Arbeit schließt mit Empfehlungen für eine Anpassungen der gesetzlichen Rahmenbedingungen, um den DNI durchsetzungsfähiger und damit den Reformprozess erfolgreicher zu machen. | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Inteligência-Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Antiterrorismo | pt_BR |
dc.title | O papel do diretor da inteligência nacional no processo da reforma da comunidade de inteligência dos Estados Unidos da América após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 | pt_BR |
dc.type | journalArticle | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Artigos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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