Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28855
Título: | Bandeira de conveniência: questões políticas, econômicas e históricas |
Autor(es): | Macedo, Marcus Filipe Corrêa de |
Palavras-chave: | Conhecimento de Carga Frete Serviços serviços de frete Bandeiras de conveniência |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
Descrição: | CIAGA: O estudo trata de um tema importante para os interesses estratégicos de longo prazo do Estado brasileiro, o que justifica a relevância desta pesquisa. A elaboração de uma Política Marítima de Estado é fundamental para um país que tem uma das maiores costas e malhas hidroviárias do mundo. A hipótese desta pesquisa sustenta que o estudo d os principais aspectos históricos, políticos e econômicos das bandeiras de conveniência, bem como a possibili dade de uso da Organização Mundial do Comércio, através do Acordo Geral de Tarifas e Serviços GATS (General Agreement on Trade in Services - GATS), para combater tal prática, ou adequá - la para que toda a comunidade marítima internacional possa dela usufrui r. O es tudo feito através da definição e evolução política, econômica e histórica das Bandeiras de Conveniência, assim como as vantagens e desvantagens da utilização desse sistema para os tripulantes dos navios que arvoram tais pavilhões, para o país do ar mador e para o armador. Além disso, serão citados ainda os impactos ambientais causados por acidentes cujos navios eram de Bandeira de Conveniência e a relação desse sistema com a pirataria e o terrorismo na atualidade. Ci tará também a campanha promovida p ela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte (ITF) contra tal medida. Por fim, são propostas algumas medidas tomadas pelos armadores e empresas de navegação com a finalidade de atenuar os malefícios provenientes da utilização das Bandeiras d e Conveniência. |
Abstract: | The study is an important issue for strategic long - term interests of the Brazilian State, which justifies the relevance of this research. The development of a state of Maritime Policy is crucial for a country that has one of the largest mesh back and waterways of the world. The hypothesis of this research argues that the study of the major hist orical, political and economic of flags of convenience, as well as the possibility of use of the World Trade Organization, through the General Agreement on Tariffs and Services GATS (General Agreement on Trade in Services - GATS), to combat the practice, o r adapt it to the international maritime community to take advantage of it. The study done by defining and political, economic and historical flags of convenience, as well as the advantages and disadvantages of using this system for the crews of vessels fl ying such flags, to the country of the owner and the owner. There will also be further cited the environmental impacts caused by accidents whose vessels were Convenience Flag and the relationship of this system with piracy and terrorism nowadays . Also will quote the campaign promoted by the International Federation of Transport Workers (ITF) against such a measure. Finally, we propose some measures taken by shipowners and shipping companies in order to mitigate the harm arising from the use of Flags of Conv enience. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28855 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
00000b57.pdf | 531,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.