logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorJungstedt, Alceu Oliveira CastroOrientador-
dc.contributor.advisorJungstedt, Alceu Oliveira Castropt_BR
dc.contributor.authorSantos, Fábio Luiz Benincasa Corrêa dos-
dc.date.accessioned2018-02-14T18:57:42Z-
dc.date.available2018-02-14T18:57:42Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000010/0000103b.pdf-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28869-
dc.descriptionMonografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores.en_US
dc.descriptionInclui bibliografiasen_US
dc.descriptionEsta monografia examina a validade do sistema de comboios para proteção do tráfego marítimo no período pós-Guerra Fria. Durante séculos, o procedimento usual, unanimemente admitido para proteção do tráfego marítimo, foi a formação de comboios. Eles são empregados até o século XIX, quando o desenvolvimento do navio a vapor provoca significativas mudanças na atividade marítima, e o sistema de comboios é negligenciado. Nas duas grandes guerras do século XX, a objeção ao sistema de comboios provocou elevadas perdas de homens e navios até que fossem implementados, conduzindo os aliados à vitória. Não somente os comboios confirmaram o seu valor para a proteção do tráfego marítimo como se revelaram o mais eficiente método de combate à ameaça dos submarinos. Entretanto, o desenvolvimento dos submarinos nucleares e mísseis intercontinentais durante a Guerra Fria despertou um novo debate sobre a validade dos comboios. Os EUA e a OTAN passaram a adotar uma postura mais ofensiva contra a ameaça soviética, abandonando o sistema de comboios. Após a Guerra Fria, novas ameaças ao tráfego marítimo como a pirataria e o terrorismo ficaram evidentes. Significativas mudanças da doutrina de proteção do tráfego marítimo pelos EUA e OTAN revelaram a rejeição aos comboios e a desatenção para as ameaças convencionais. Em contrapartida, comboios regulares são instituídos no Golfo de Aden pela OTAN para proteção contra a pirataria. “Marinhas privadas” ressurgem após duzentos anos do fim das antigas Companhias das Índias Orientais para oferecer escolta aos comboios contra as novas ameaças. Finalmente, as teorias da estratégia naval e a análise histórica do emprego dos comboios são confrontados para responder a pergunta: o sistema de comboios permanece válido no período pós-Guerra Fria? A pesquisa bibliográfica sobre essa questão leva à conclusão de que o sistema de comboios não só permanece válido como melhor método de proteção do tráfego marítimo, como também é necessário se realizar operações e exercícios com comboios em tempo de paz, para que se desenvolva uma sólida confiável doutrina que possa ser empregada em caso de uma grave crise ou conflitos de alta intensidade.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjecttransporte aéreo, espacial e marítimopt_BR
dc.subjecttransporte de agua, ar e espaçopt_BR
dc.subjectComboiopt_BR
dc.subjectConflitospt_BR
dc.subjectDoutrinapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectGuerra Friapt_BR
dc.subjectPiratariapt_BR
dc.subjectSubmarinospt_BR
dc.subjectTerrorismopt_BR
dc.subjectTráfego marítimopt_BR
dc.titleProteção do trafego marítimo: o sistema de comboios permanece válido no pós-Guerra Fria?pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:Assuntos Marítimos: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0000103b.pdf213,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.