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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28951
Título: Como aumentar a potência efetiva de um motor diesel aspirado
Autor(es): Galindo, Gabriel de Andrade
Autor(es): Oliveira, Jackson Junior de
Orientador(es): Galindo, Gabriel de Andrade
Palavras-chave: Diesel
Motor à diesel
Motores diesel
Motores diesel e semidiesel
Motor diesel
Manutenção e Reparos
Data do documento: 2007
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
Descrição: Neste trabalho buscou-se alternativas para se alcançar o aumento da potência efetiva de um motor diesel originalmente aspirado, ou seja, um motor diesel que, quando fabricado, só possuía o recurso de ter oxigênio para a queima exclusivamente pelo poder de sucção de seus êmbolos. Analisou-se primeiramente a constituição do motor e o seu ciclo de operação, para um melhor entendimento do seu funcionamento. Propôs-se,controle da potência do motor bem como,um atual modelo de injeção eletrônica,que vem contribuindo para uma menor poluição do meio ambiente e uma melhor eficiência do motor. As várias alternativas para aumento da potência efetiva foram explicitadas, uma a uma, de modo que, ao final da pesquisa, se obtivesse uma resposta de melhor eficiência do motor diesel.
Abstract: This work is a try to show alternatives that would increase the break horse power of a originaly aspired diesel engine asas this means, a engine that, when manufactured, the means to obtain oxygen for the combustion is its own suction capability, characteristic from its pistons. It was analized the engine construction and its operations cycle so as to better understand of its operation. It proposes the power control of the motor and also a model of eletronic injection, device that cooperates for a cleaner envoriment, that means, less polution by the exhausted gases, and a better efficiency of the engine. The many different ways for the increase of the break horse power were shown, one by one, so as to in the end of this work an answer for a better efficiency of the diesel engine was obtained.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/28951
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Sistemas de Armas: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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