Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29122
Título: | A evolução dos motores |
Autor(es): | Ramos, Ramessés Cesar da Silva |
Autor(es): | Costa, Marcomedes Jacinto da |
Orientador(es): | Ramos, Ramessés Cesar da Silva |
Palavras-chave: | Diesel Motor à diesel Motores diesel Motores diesel e semidiesel Motores diesel marítimos |
Data do documento: | 2010 |
Editor: | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
Descrição: | Este estudo faz uma abordagem sobre o tema “ A evolução dos motores”. Para tanto, busquei inicialmente contemplar a evolução dos motores e seu resumo histórico até o advento dos motores diesel eletrônicos. Detalhei, em seguida, os motores de combustão interna com suas classificações, definições, destacando-se os motores a quatro tempos e dois tempos. Abordei o gerenciamento do motor no que diz respeito ao seu sistema de alimentação e discorri sobre os motores de navios e embarcações. Por fim, tracei um perfil sobre os sistemas Common-Rail e HCCI existente na atualidade, e depois os motores de propulsão elétrica muito comuns nos navios atuais. O estudo conclui que novos sistemas já estão em adiantada fase de implantação, como o uso da energia nuclear em sistemas navais, as turbinas a gás e as quasiturbinas, vislumbrando aumentar a potência e proporcionar maior torque, e reduzir o consumo de combustível e os níveis de ruídos e de emissões de poluentes, melhorando a performance das embarcações.. |
Abstract: | This study is an approach on " The evolution of engines." To do so, I overhold the development of engines and their short history until the advent of electronic diesel engine,( c combustion engines internacom their classifications, definitions, especially those of four-stroke engines and two-stroke. I addressed the management of the engine with regard to its supply system and I spoke out about the engines of ships and boats. Finally, I drew up a profile on the Common- Rail systems and HCCI and thereby about the electric propulsion engines, very common existing nowadays. The study concludes that new systems are in updated phase of implantation, such as nuclear power plants for naval use, gas turbins, the quasiturbins, etc., looking toward the advantage of increasing power and provide greater torque at low revolutions, in addition to reducing fuel consumption, the levels of noise and pollutant emissions, improving the performance of ships and boats. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29122 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso Sistemas de Armas: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
000008bb.pdf | 716,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.