logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorLima, Alexandre Silva de-
dc.contributor.advisorLima, Alexandre Silva dept_BR
dc.contributor.authorResende Filho, Marcos Alexandre Sanson de-
dc.date.accessioned2018-02-14T18:58:06Z-
dc.date.available2018-02-14T18:58:06Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29199-
dc.descriptionO presente trabalho trata como tema central, analisar o controle eletrônico do motor de combustão principal de dois tempos a bordo dos navios mercantes e os motivos de sua utilização nessas embarcações. Desta forma, a pesquisa apresenta o histórico da evolução dos motores de combustão interna, de modo a demonstrar as evoluções destes motores. Além disso, o trabalho define os principais termos técnicos inerentes aos motores de combustão interna, de modo a descrever o motor de dois tempos e de quatro tempos. Outrossim, trabalho em questão distingue o motor de combustão principal de dois tempos mecânico do motor de dois tempos eletrônico, de modo a destacar suas principais vantagens em relação aos motores convencionais. Assim, a pesquisa empregou procedimento bibliográfico baseado em importantes ícones da discussão do setor de motores de dois tempos de grande porte, dos quais o principal foi o fabricante de motores marítimos MAN B&W, além da MARINHA DO BRASIL e manuais técnicos diversos. Os resultados mostram que o emprego dos motores eletrônicos para propulsão de embarcações mercantes é promissor e já lidera o setor dos motores para este fim.pt_BR
dc.description.abstractThe present work treats as central theme, to analyze the electronic control of the two stroke main engine on board of the merchant ships and the reasons of its use in those embarkations. This way, the research presents the report of the evolution of the internal combustion engines, in way to demonstrate the evolutions of these engines. Besides, the work defines the main inherent technical terms to the internal combustion engines, in way to describe the two stroke engine and the four stroke engine. Likewise, the work in subject distinguishes the mechanical two stroke main engine of the eletronic two stroke main engine, in way to detach their main advantages in relation to the conventional engines. Like this, the research used bibliographical procedure based on important icons of the discussion of the section of the two estroke engines of great load, of which the main was the manufacturer of marine engines MAN B&W, besides the NAVY OF BRAZIL and several technical manuals. The results show that the job of the engines electronic for propulsion of merchant embarkations is promising and it already leads the section of the engines for this end.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectMotores de combustão interna - motores de combustão explosivapt_BR
dc.subjectMotor dieselpt_BR
dc.subjectMáquinas de combustão internapt_BR
dc.titleAnálise do controle eletrônico do motor de combustão principal de dois tempos a bordo dos navios mercantespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Sistemas de Armas: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000834.pdf3,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.