Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29407
Título: | A capacidade de construção naval no país e o programa de reaparelhamento da Marinha: A construção do NPaOc como forma de retomar a construção de navios de guerra mais complexos pela indústria naval brasileira |
Autor(es): | Silva, Marcos Valle Machado da Orientador |
Autor(es): | Oliveira, Ricardo Sales |
Orientador(es): | Silva, Marcos Valle Machado da |
Palavras-chave: | construção naval. base navais. engenharia náutica e marinharia Engenharia Naval Navegação Construção naval Militar |
Data do documento: | 2014 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | EGN:Orientador : Marcos Valle Machado da Silva. Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas. Inclui bibliografia A capacitação da indústria de construção naval militar no Brasil revela - se fundamental para a Marinha quando se constata que o estaleiro naval, quando envolvido na construção de navios de guerra, poderá ser mobilizado para efetuar as manutenções de rotina e de meia vida deste meio. A Marinha do Brasil encomendou a construção de cinco navios de baixa complexidade em um estaleiro do estado do Rio de Janeiro e, atualmente, as obras encontram - se atrasadas por motivos diversos. Todavia, a maior necessidade de navios para a Força é representada pel o s navio s - escolta. Considerando as dif iculdades observadas para a construção de um navio de baixa complexidade e as exigências para construção do navio - escolta, este trabalho tem por objetivo analisar “se” e “como” a construção do navio - patrulha oceânico, nos estaleiros instalados no estado do Rio de Janeiro, poderá servir como etapa de qualificação para construção de navios - escolta. Para a consecução deste objetivo , foram analisados os estaleiros fluminense s , quanto à disponibilidade de suas carteiras de encomendas e aos possíveis óbices para seu emprego na construção militar . F oi identificada e analisada a relevância de primeiro capacitar o estaleiro utilizando um navio com menor complexidade . P or fim , foram identificadas possibilidades para incentivar a construção naval militar. Este estudo p ossibilitou constatar que a Petrobras, visando capacitar os estaleiros, primeiro encomendou a construção de navios mais simples e fez paulatinam ente novas encomendas de navi os mais complexos. C oncluiu - se que , os estaleiros possuem instalações compatíveis p ara serem empregados na construção de um navio de guerra, com algumas deficiências em rel ação à capacitação tecnológica bem como escassez e pouca expertise da mão de obra . Além disso, conclui u - se que, visando à capacitação dos estaleiros na construção mili tar, é fundamental iniciar com a construção de um navio menos complexo, contexto no qual se insere o navio - patrulha oceânico . |
Abstract: | The capacitation of the military shipbuilding is perceived as fundamental for the Brazilian Navy when one realizes that a shipyard, once involved in the bui l ding of warships , may be mobilized in order to carry out both the respective rou tine and half - life maintenances. The Brazilian Navy has ordered the building of five low - complexity warships in a shipyard located in the state of Rio de Janeiro and , nowadays , the work is interrupted for several reasons. However, escort ships represent the most important need for the Navy. Taking into account not only the difficulties observed in the building of a low - complexity warship but also the requirements for building an escort ship, the goal of this paperwork is to analyze "if" and "how" the co nstruction of the ocean p atrol v essel, in the Rio de Janeiro shipyards, will be useful as a qualifying step towards the escort ship building. In order to reach such goal, the Rio d e Janeiro shipyards were analyzed , regarding their available capacity and the possible obstacles for their utilizati on in the military shipbuilding. It was identified and analyzed the relevance of initially qualifying a shipyar d via a low - complexity warshi p. F inally , some po ssibilities were identified in order to encourag e the military shipbuilding. This paperwork has allowed one to realize that Petrobras, seeking to qualify shipyards, at first ordered the construction of simpler ships and then gradually or dered more complex ships. This paperwork has concluded that the shipyards have compatible premises with the construction of a warship, with some deficiencies related to technological capacitation as well as la bor availability and expertise. Also, it was co ncluded that , aiming at the capacitation of shipyards for the military construc tion, it is fundamental to begin with the construction of a low - complexity ship, in which context the ocean p atrol v essel is inserted. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000004/0000044c.pdf http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29407 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
0000044c.pdf | 661,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.