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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29454
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Anderson Matias Arruda da-
dc.date.accessioned2018-02-14T18:58:24Z-
dc.date.available2018-02-14T18:58:24Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29454-
dc.descriptionCIAGA: Este t rabalho é dedicado a pesquisa descritiva de sistemas propulsores para embarcações. Os sistemas são desenvolvidos para suprir as necessidades do tipo de serviço e a localidade que a embarcação irá operar. Os rebocadores portuários, devido geralmente a limitação de es paço para operação, necessitam de grande manobrabilidade aliada à força de tração, os hélices são de grande diâmetro, portanto com pás de grande área, proporcionando maior superfície de contato e maiores deslocamentos de massa de água. Tratando - se de reboc adores portuários modernos, têm - se os propulsores azimutais, também conhecidos como rudder propellers , ou propulsores leme. As embarcações de apoio offshore do tipo PSV ( plataform supply vessel ) também estão aderindo a este modelo de instalação propulsora, porém o foco neste são as propulsões convencionais com hélice de passo variável. Com menor diâmetro e de menor área, os propulsores neste caso não visam tração estática e sim maior desempenho em velocidade, pela nat ureza da operação da embarcação, s alvo e m navios AHTS ( Anchor handling tug supply ), de manipulação dos sistemas de ancoragem das plataformas e também rebocadores, que necessitam de maior tração. Cada tipo de embarcação possui um prop ulsor para seu melhor desenvolvimento. Descreve - se desta forma cada propulsor com suas características, vantagens e desvantagens desde o mais simples até os atuais com suas complexidades.en_US
dc.description.abstractWork devoted to descriptive system thrusters for boats . The systems are designed to meet the needs of the type of service and location that the vessel will operate . The harbor tugs , usually due to limited space for operation , requiring great maneuverability coupled with the traction force , the propellers are large diameter , so with blades large area , providing greater contact surface and higher mass displacements of water. In the case of modern harbor tugs have up azimuth thrusters , also known as rudder propellers . The offshore support vessels type PSV ( Platform Sup ply vessel ) are also adhering to this model of propulsion , but the focus in this are the conventional propulsion with variable pitch propeller . With smaller diameter and smaller area , th rusters in this case are not intended to higher static traction performance but speed, the nature of the operation of the vessel. Except in ships AHTS ( Anchor handling tug supply) , handling of anchoring systems platforms and also tugboats needing more traction. Each type of vessel has a propeller for its best development. Describes it this way each thruster with its features , advantages and disadvantages from the simplest to the present with its complexities . Key words: Thrusters. Vessel. Systems.-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMáquinas Auxiliarespt_BR
dc.subjectMáquinas Auxiliares (eng. náutica)pt_BR
dc.subjectPropulsão elétrica em naviospt_BR
dc.subjectPropulsãopt_BR
dc.titleModernos sistemas de propulsãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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