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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29454
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Anderson Matias Arruda da | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-14T18:58:24Z | - |
dc.date.available | 2018-02-14T18:58:24Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29454 | - |
dc.description | CIAGA: Este t rabalho é dedicado a pesquisa descritiva de sistemas propulsores para embarcações. Os sistemas são desenvolvidos para suprir as necessidades do tipo de serviço e a localidade que a embarcação irá operar. Os rebocadores portuários, devido geralmente a limitação de es paço para operação, necessitam de grande manobrabilidade aliada à força de tração, os hélices são de grande diâmetro, portanto com pás de grande área, proporcionando maior superfície de contato e maiores deslocamentos de massa de água. Tratando - se de reboc adores portuários modernos, têm - se os propulsores azimutais, também conhecidos como rudder propellers , ou propulsores leme. As embarcações de apoio offshore do tipo PSV ( plataform supply vessel ) também estão aderindo a este modelo de instalação propulsora, porém o foco neste são as propulsões convencionais com hélice de passo variável. Com menor diâmetro e de menor área, os propulsores neste caso não visam tração estática e sim maior desempenho em velocidade, pela nat ureza da operação da embarcação, s alvo e m navios AHTS ( Anchor handling tug supply ), de manipulação dos sistemas de ancoragem das plataformas e também rebocadores, que necessitam de maior tração. Cada tipo de embarcação possui um prop ulsor para seu melhor desenvolvimento. Descreve - se desta forma cada propulsor com suas características, vantagens e desvantagens desde o mais simples até os atuais com suas complexidades. | en_US |
dc.description.abstract | Work devoted to descriptive system thrusters for boats . The systems are designed to meet the needs of the type of service and location that the vessel will operate . The harbor tugs , usually due to limited space for operation , requiring great maneuverability coupled with the traction force , the propellers are large diameter , so with blades large area , providing greater contact surface and higher mass displacements of water. In the case of modern harbor tugs have up azimuth thrusters , also known as rudder propellers . The offshore support vessels type PSV ( Platform Sup ply vessel ) are also adhering to this model of propulsion , but the focus in this are the conventional propulsion with variable pitch propeller . With smaller diameter and smaller area , th rusters in this case are not intended to higher static traction performance but speed, the nature of the operation of the vessel. Except in ships AHTS ( Anchor handling tug supply) , handling of anchoring systems platforms and also tugboats needing more traction. Each type of vessel has a propeller for its best development. Describes it this way each thruster with its features , advantages and disadvantages from the simplest to the present with its complexities . Key words: Thrusters. Vessel. Systems. | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Máquinas Auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Máquinas Auxiliares (eng. náutica) | pt_BR |
dc.subject | Propulsão elétrica em navios | pt_BR |
dc.subject | Propulsão | pt_BR |
dc.title | Modernos sistemas de propulsão | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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