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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29462
Título: | Materiais compósitos na indústria da construção naval militar: a importância do uso do plástico reforçado na construção de navios de guerra |
Autor(es): | Almeida, Nival Nunes de Orientador |
Autor(es): | Segal, Edson |
Orientador(es): | Almeida, Nival Nunes de |
Palavras-chave: | Arte Náutica Ciência Naval Construção Naval Materiais compósitos Transferência de tecnologia Construção naval |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Escola de Guerra Naval (EGN) |
Descrição: | EGN:Orientador : Nival Nunes de Almeida. Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas. Nos últimos anos, tem havido uma crescente demanda por veículos marinhos de alta velocidade, desde barcas para transporte de passageiros e automóveis a navios de guerra, tais como, barcos patrulha e corvetas. Nessas embarcações, o peso estrutural é de grande importância; já que menor peso leva a uma maior velocidade, cargas e economia de combustível. Os materiais compósitos oferecem o potencial de poupança de peso estrutural e têm sido empregados com sucesso na construção de uma variedade de navios pequenos e de médio porte. Esta monografia trata de tecnologias atuais dos plásticos reforçados com fibras, materiais e processos utilizados na fabricação de estruturas navais de alto desempenho. Quatro tipos de resinas são exibidos: poliéster, epóxi, éster-vinílica e fenólica. Em sequência, os três principais processos de laminação são detalhados: laminação manual, infusão e prepreg. Estruturas do tipo sanduíche são introduzidas como meio de aumentar a rigidez das placas de compósito. A apresentação destaca, ainda, os benefícios que os materiais compósitos podem proporcionar ao Poder Naval, quando aplicados em navios militares. Um cenário de combates litorâneos propiciou uma proposição do autor para obtenção de três modelos de navios de guerra escandinavos, construídos totalmente em compósitos pela Marinha do Brasil. A pesquisa também levanta alguns aspectos relativos à transferência de tecnologia e a questões básicas da prática de acordos de compensação (offset). |
Abstract: | In recent years, there has been a growing demand for high - speed marine vehicles, from b arges to passenger transport/cars to warships, such as patrol boats and corvettes. In these vessels, the structural weight is of great importance; lower weight leads to a higher speed, load and/or fuel economy. Composite materials offer the potential of structu ral weight savings and have been used successfully in the construction of a variety of small and medium - sized ships. This monograph deals with current technologies of fiber reinforced plastics, materials and proces s- es used in the manufacture of high - perfor mance marine structures. Four types of resins are displayed: polyester, epoxy, vinyl ester and phenolic. Following are the three main lamination processes are detailed: hand lay - up, infusion and prepreg. Sandwich structures are introduced as a means to inc rease the stiffness of the composite plates. The presentation also highlights the benefits that composites can provide the naval power, when applied to military ships. A coastal combat scenario provided a n author's proposition to obtain three models of Sca ndin a- vian warship s, built entirely in composites , by the Brazilian Navy. The re s ea r ch also addres s- es s ome aspects of technology transfer and the basic questions of the practic e of compensation arrangements (offset). |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000a/00000af6.pdf http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29462 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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