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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29466
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor | Pereira, Nélio Fernandes | - |
dc.contributor.advisor | Pereira, Nélio Fernandes | pt_BR |
dc.contributor.author | Fleming, Luan Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-14T18:58:24Z | - |
dc.date.available | 2018-02-14T18:58:24Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29466 | - |
dc.description | O motor é um dispositivo que transforma energia química em energia mecânica. Divide-se, principalmente, em: bloco, cabeçote, cárter, pistão, biela, virabrequim, volante e turbo compressor. Seu funcionamento pode ser de 4 ou 2 tempos, compreendendo a admissão, compressão, expansão e descarga. Na sua fabricação os materiais utilizados têm várias composições e qualidades, podem ser de ferro fundido, ligas de alumínio, aço e titânio, variando de acordo com seu uso e características próprias. Dentre estes materiais, as Ligas de Alumínio são as que mais têm avançado, um dos motivos deste avanço foi o desenvolvimento das técnicas de fundição, com o surgimento da tixofundição, também chamado de fundição de ligas semissólidas de alumínio, onde o alumínio é em pasta, abaixando o seu custo e, tornado-o mais competitivo sobre o ferro fundido. As vantagens desta liga sobre o ferro fundido são, principalmente, resistência a corrosão, reciclagem, confiabilidade de seus fundidos, são trinta por cento mais leves, favorecem a performance, além de melhorar a transferência de calor. Desta maneira, a utilização de alumínio na fabricação de motores já é uma realidade e um caminho sem volta, principalmente pelos avanços tecnológicos, ser ecologicamente mais limpa, por ter o volume de matéria retirada da natureza reduzido. | pt_BR |
dc.description.abstract | The engine is a machine which transforms chemical energy into mechanical energy. It's divided, mainly, in: cylinder block, cylinder head, crankcase, piston, crankshaft, turbocharger. It can be four or two strokes, intake, compression, expansion and exhaust stroke. In the production are used lots of compounds and qualities, they can be cast-iron, aluminum alloy, steel and titanium, according to the usage and it's own characteristic. The Aluminum Alloy are the most advanced, one of the reasons was the development of new casting techniques, such as thixocast, also called aluminum semisolid alloy casting, where the aluminum is a paste, lowing costs and making it more competitive than cast-iron. The advantages are mainly, corrosion resistance, recycling and the reliability on it's casts, they are thirty percent lighter, have a better heat dissipation. On this way, the manufacture of engines using aluminum is a reality without return, due to technological advances, and can be considered ecologically clean because of the reduced volume of material took of the nature. | en_US |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Diesel | pt_BR |
dc.subject | Motor à diesel | pt_BR |
dc.subject | Motores diesel | pt_BR |
dc.subject | Motores diesel e semidiesel | pt_BR |
dc.subject | Motores marítimos a diesel | pt_BR |
dc.title | Motor diesel de alumínio | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso Sistemas de Armas: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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