logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamalho, Carlos Eduardo de Moura-
dc.date.accessioned2018-02-14T18:58:34Z-
dc.date.available2018-02-14T18:58:34Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.urihttp://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000007/0000075d.pdf-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29598-
dc.descriptionEGN:Orientador: Newton Pradoen_US
dc.descriptionMonografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas.en_US
dc.descriptionInclui bibliografia e índiceen_US
dc.descriptionRESUMO O principal propósito do trabalho consiste na apres entação de sugestões para o aprimoramento do ensino de Liderança na Escola Naval. Recentement e, o Comandante da Marinha explicitou sua preocupação com a crise de valores éticos e mor ais por que passa a sociedade, com reflexos negativos à liderança. Considerando-se que é dessa sociedade que provém o futuro Oficial da Marinha do Brasil, é mister focar e apri morar o processo de formação em liderança utilizado naquela Instituição de ensino, visando a melhor preparar uma próspera geração de Oficiais, líderes do século XXI. Na referida Instit uição, há uma atmosfera totalmente propícia a seu desenvolvimento: existe um corpo docente qual ificado, as instalações físicas são adequadas e, principalmente, há um contexto de valo res éticos e invulgar profissionalismo que contribuem, sobremaneira, para a maturação do A spirante, privilegiando uma sublime formação moral, que cultua a honra, a dignidade, a lealdade e o patriotismo. Os currículos, aprovados pela Diretoria de Ensino da Marinha, prop õem-se a promover a interiorização de valores organizacionais, a autonomia de pensamento e a capacidade de decisão. A liderança aprendida e apreendida é exercitada, principalmente , pela turma do último ano escolar, com a supervisão e a orientação dos Oficiais, Mestres e I nstrutores, destacando-se os Oficiais do Comando do Corpo de Aspirantes, com quem os discent es têm um contato mais próximo. Foram estudadas as vertentes teórica e prática do e nsino de Liderança, em especial: o ensino acadêmico; os aspectos psicológicos, comportamentai s e sociológicos envolvidos no processo; a interação das diferentes gerações de pe ssoas; e o importante papel do Oficial educador, que exerce a função de mentor e agente or ientador do discente. A partir da análise dos resultados de pesquisas bibliográfica e descrit iva com Aspirantes, Guardas-Marinha, Oficiais recém-formados, Instrutores de Liderança, Comandante e Imediato do Corpo de Aspirantes e Oficiais do setor, bem como um ex e o atual Comandante da Escola Naval, além de considerar a experiência e os ensinamentos adqui ridos no recente exercício do cargo de Comandante do Corpo de Aspirantes, o autor apresent ou sugestões para o aprimoramento do ensino de Liderança. Dentre essas sugestões, destac am-se a adoção de um programa de treinamento para mentores, a implementação de simpó sios de Liderança, a criação de um Centro de Jogos de Liderança, a ativação de um prog rama de mentoria de Aspirantes, o estímulo à formação, desde a graduação, do pensamen to estratégico do jovem e a criação de um Centro de Pesquisas de Liderança. Desta forma, s erá aprimorada a formação profissional do futuro Oficial da Marinha do Brasil, um líder qu e vencerá as incertezas e os desafios do século XXI.en_US
dc.description.abstractThe main purpose of this academic work is to presen t suggestions for improving the teaching of leadership at the Brazilian Naval Academy. Recen tly, the Brazilian Navy Commandant expressed his concern with the crisis of ethical an d moral values in society, with negative consequences for leadership. Considering the future Brazilian Navy Officer is molded by this society, it is essential to focus on and improve th e process used in leadership training at the Brazilian Naval Academy in order to create a succes sful generation of Officers, the leaders of the twenty-first century. In such an educational In stitution, the atmosphere is completely conducive to their development. The faculty is very qualified, the physical facilities are exceptional, and there is a context of ethical valu es and professionalism that contributes to the maturation of the Midshipmen, favoring a sublime mo ral education which espouses honor, dignity, loyalty, and patriotism. The curriculum, a pproved by the Board of Education of the Brazilian Navy, proposes to promote the internaliza tion of organizational values as well as the autonomy of thought and decisiveness. Leadership is primarily exercised by the class of the fourth-year students, with the supervision and guid ance of the Officers, Teachers and Instructors, especially the Officers subordinate to the Commandant of Midshipmen, on whom the students rely. The theoretical and practical as pects of teaching Leadership were focused, including: academic learning; the psychological, be havioral and sociological aspects involved in the process; the interaction of different genera tions of people; and the important role of the educator who has the role of mentor and tutor for t he student. Considering the analysis of the results from the survey answered by the Midshipmen, recently-graduated Officers, Leadership Instructors, Commandant and Deputy Commandant of Mi dshipmen, other Officers as well as a former and current Commandant of the Brazilian Na val Academy, and also based on his experience and lessons learned as former Commandant of Midshipmen, the author made suggestions for improving the teaching of leadershi p at the Brazilian Naval Academy, in order to better prepare the future Brazilian Officer for challenges of the XXI century, among which the adoption of a training program for mentors, the implementation of Leadership symposia, the establishment of a Center for Leadership Games, the activation of a mentoring program for Midshipmen, the stimulus for the formation, sin ce graduation, of strategic thinking and the creation of a Research Center for Leadership. Thus, in the future the Brazilian Navy Officer will be well prepared to overcome the uncertainties and challenges in the twenty-first century.-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectliderança - formação navalpt_BR
dc.subjectliderança - formação naval – manuaispt_BR
dc.subjectEscola naval (Brasil) Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBrasil - Ministério da Marinhapt_BR
dc.subjectLiderança navalpt_BR
dc.subjectEducação naval Brasilpt_BR
dc.subjectEstratégia Militarpt_BR
dc.titleLiderança na Escola Naval: preparando futuros Oficiais líderes do século XXIpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0000075d.pdf684,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.