logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29792
Título: A importância da atuação da Marinha do Brasil na vigilância e na defesa dos recursos naturais existentes na Amazônia Azul
Autor(es): Duek, Alberto.Orientador
Autor(es): Inácio, Laerte
Orientador(es): Duek, Alberto
Palavras-chave: Assuntos Militares em Geral
Ciência Militar
Petróleo
Amazônia Azul
Recursos naturais - conservação - amazônia
Data do documento: 2009
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores - C-EMOS.
O Brasil possui expressivas fontes de riquezas econômicas importantes no cenário internacional. Os recursos naturais e as riquezas existentes no território brasileiro desperta m a cobiça internaciona l que pode ameaçar a soberania do país . C abe ao Brasil tratar com seriedade e firmeza a vigilância e a defesa dess es recursos . Parte das riquezas do país encontra - se na área denominada Amazônia Azul. O Brasil ratificou a Convenção das Nações Unidas em 22 de dezembro de 1988, o que possibilitou apresenta r uma proposta para exercer jurisdição sobre os recursos naturais do solo e subsolo marinhos de extensas áreas oceânicas, para além das 200 milhas náuticas. A maior parte da exploração do petróleo no Brasil é feita na margem continental brasileira, sendo a penas 13% do petróleo encontrado em outras áreas do território. Houve um impressionante aumento na produção e no preço do petróleo no Brasil, alcançando a almejada autosuficiência do país. Outro importante setor para o país é o Transporte Marítimo. Conside rando que 95% do comércio internacional é realizado por vias marítimas, constituindo - se no principal meio de deslocamento de carga pesada a longas distâncias, esse setor revela - se de suma importância para economia do Brasil. Além do petróleo e do transport e marítimo, a atividade pesqueira é outra fonte de riquezas. Em função do aumento da atividade pesqueira e da sobrepesca em relação a algumas espécies, os barcos pesqueiros tenderão a invadir áreas de jurisdição de outros Estados, requerendo incrementar a fiscalização da pesca em nossas águas jurisdicionais. Recentemente foi aprovada a Estratégia Nacional de Defesa que dará respaldo à Marinha do Brasil para modernizar e investir recursos essenciais nos meios navais, aeronavais e de fuzileiros navais. Com as riquezas existentes em nossa Amazônia Azul, que desperta cobiça de outros países. O Brasil precisa contar com uma Marinha forte capaz de inibir as agressões pela dissuasão ou, falhando esta, de conter os agressores.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000c/00000cd9.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29792
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000cd9.pdf363,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.