logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29928
Título: Importância da participação da aviação naval nas atividades benignas como form de desenvolver capacidade de atuar na contrainsurgência
Estudo do emprego do poder aéreo pela contrainsurgência no Afeganistão 2009 –2011
Autor(es): Anjo, Alexander Moreira dos
Palavras-chave: Assuntos Militares em Geral
Ciência Militar
Guerrilhas
Guerra
Operações
Data do documento: 2015
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: EGN:Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para conclusão do Curso de Estado -Maior para Oficiais Superiores.
O emprego de meios militares pela contrainsurgência na Guerra Irregular vem sofrendo alt e- rações desde a Guerra do Vietnã, os motivos estão nas características do adversário, na forma como ele se movimenta e na maneira como busca atingir seus objetivos. Utilizando o apoio de teorias que tratam da importância da conquista de corações e mentes, buscou - se uma compr e- ensão das ações da contrainsurgência no Afeganistão no período de 2009 a 2011. A geografia complexa e a mobilidade da insurgência fizeram com que a aviação fosse o meio mais eficaz de combate à subversão. Verificou - se que o emprego do poder aéreo er a calcado nessas teorias, onde conclui que o sucesso da contrainsurgência deveu - se a utilização da doutrina da conqui s- ta de corações e mentes. A partir desta percepção , foi estabelecido o propósito da pesquisa , que é analisar a possibilidade do emprego da Aviação Naval na Guerra Irregular em ações de contrainsurgência, numa situação específica, enfatizando as missões de caráter humanitário . Para essa analise, estudou - se a visão da contrainsurgência estadunidense e a participação da OTAN nessa Guerra. Conclu iu - se que o emprego do poder aéreo nas constantes missões h u- manitárias aproximou o Estado da população. Essas ações tangíveis geravam uma percepção de preocupação do Estado. Este fato legitimou o Poder Local e isolou a população do insu r- gente, permitindo a pacificação do Afeganistão. Transladada essa situação para o Brasil, para a análise do propósito, observam - se no nosso território, algumas situações propícias para a formação da subversão: fronteiras porosas, crimes transnacionais na vizinhança, grupos re v o- lucionários e outras. Os documentos brasileiros de alto nível de Defesa citam as missões h u- manitárias como uma prioridade. Desta forma concluímos que, como forma de treinamento e capacitação, é importante a participação da Aviação Naval em exercícios e m issões humanit á- rias, visando um aprestamento apurado dos meios e suas equipagens para o emprego na Gue r- ra Irregular.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000011/000011da.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/29928
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Estudos Militares: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000011da.pdf309,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.