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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451038
Título: | O aumento do impacto ambiental na navegação internacional: um estudo sobre perspectivas futuras na redução da poluição atmosférica |
Autor(es): | Mousinho Jr., Roosevelt Alves |
Palavras-chave: | Poluição do Ar Poluição do Ar |
Data do documento: | 2012 |
Editor: | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
Descrição: | CIAGA:O transporte marítimo depende essencialmente da ene
rgia dos
derivados do petróleo e, como consequência, produz
emissões de CO2, SOx,
NOx e material particulado entre outros. Hoje o tra
nsporte aquaviário responde
por aproximadamente 4,5% das emissões de carbono, 4
% das emissões de
óxidos de enxofre e 7% das emissões de oxido de nit
rogênio. Se a expansão
desse modal de transporte se mantiver nos próximos
anos, como se tem
previsto, a sua participação na emissão destes tipo
s de poluentes deve
aumentar e, certamente, haverá pressões da sociedad
e para introdução de
medidas que contenham esse aumento. Pode-se afirmar
que os poluentes
gerados pelo Transporte Marítimo são resultado de d
eficiência em projeto de
navios e de seus sistemas, de uma má gestão operaci
onal, e inclusive da
ausência de medidas de regulamentação mais rigorosa
s. O estudo se
concentra em estudar dois destes pontos. O primeiro
se refere ao
desenvolvimento do projeto do navio e da instalação
propulsora com a
preocupação de reduzir o consumo de energia. Isso i
mplica em alterações nos
projetos e seus sistemas de propulsão, tirando melh
or proveito da tecnologia
disponível no mercado, bem como análise da viabilid
ade de uso de fontes
alternativas de energia. O segundo ponto se refere
ao processo de gestão
operacional, com ênfase na redução da emissão de po
luentes. Serão
examinados exemplos práticos que sustentem as reduç
ões e benefícios, por
exemplo, a redução de velocidade do navio. São sele
cionadas as melhores
opções que contribuem para a redução das emissões d
e gases, entre as
medidas tecnológicas, operacionais e de dimensionam
ento de frota. Algumas
destas alternativas podem ser aplicadas aos navios
existentes, enquanto que
outras só podem ser aplicadas no projeto de navios
novos. Monografia apresentada no Curso de Oficial Superior de Máquinas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451038 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Multidisciplinar: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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