logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451038
Título: O aumento do impacto ambiental na navegação internacional: um estudo sobre perspectivas futuras na redução da poluição atmosférica
Autor(es): Mousinho Jr., Roosevelt Alves
Palavras-chave: Poluição do Ar
Poluição do Ar
Data do documento: 2012
Editor: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)
Descrição: CIAGA:O transporte marítimo depende essencialmente da ene rgia dos derivados do petróleo e, como consequência, produz emissões de CO2, SOx, NOx e material particulado entre outros. Hoje o tra nsporte aquaviário responde por aproximadamente 4,5% das emissões de carbono, 4 % das emissões de óxidos de enxofre e 7% das emissões de oxido de nit rogênio. Se a expansão desse modal de transporte se mantiver nos próximos anos, como se tem previsto, a sua participação na emissão destes tipo s de poluentes deve aumentar e, certamente, haverá pressões da sociedad e para introdução de medidas que contenham esse aumento. Pode-se afirmar que os poluentes gerados pelo Transporte Marítimo são resultado de d eficiência em projeto de navios e de seus sistemas, de uma má gestão operaci onal, e inclusive da ausência de medidas de regulamentação mais rigorosa s. O estudo se concentra em estudar dois destes pontos. O primeiro se refere ao desenvolvimento do projeto do navio e da instalação propulsora com a preocupação de reduzir o consumo de energia. Isso i mplica em alterações nos projetos e seus sistemas de propulsão, tirando melh or proveito da tecnologia disponível no mercado, bem como análise da viabilid ade de uso de fontes alternativas de energia. O segundo ponto se refere ao processo de gestão operacional, com ênfase na redução da emissão de po luentes. Serão examinados exemplos práticos que sustentem as reduç ões e benefícios, por exemplo, a redução de velocidade do navio. São sele cionadas as melhores opções que contribuem para a redução das emissões d e gases, entre as medidas tecnológicas, operacionais e de dimensionam ento de frota. Algumas destas alternativas podem ser aplicadas aos navios existentes, enquanto que outras só podem ser aplicadas no projeto de navios novos.
Monografia apresentada no Curso de Oficial Superior de Máquinas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451038
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Multidisciplinar: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000006fd.pdf296,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.