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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorStella, Renan Augusto-
dc.date.accessioned2018-07-04T18:26:57Z-
dc.date.available2018-07-04T18:26:57Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451156-
dc.descriptionCIAGA. Com a descoberta do petróleo no mar, o homem viu a necessidade de expandir seu raio de ação para águas mais profundas para alcançar o tão precioso combustível, essa expansão foi possível através de novas tecnologias e equipamentos. A indústria de prospecção tinha diversos modos de exploração em laminas de águas com alcance de até 3500m da superfície do mar até o solo no fundo do mar, mas essa profundidade já não era suficiente, as plataformas auto-elevadas não conseguiam ir além. A prospecção exigia das embarcações que mantivessem seu aproamento e sua posição para assim minimizar os riscos de acidentes e manter uma condição segura para a operação. Foi então criado um sistema capaz de controlar as embarcações através de um automático sistema ativo de propulsão Posicionamento dinâmico, em linhas gerais, corresponde a um complexo sistema de controle dinâmico da posição das embarcações, que utiliza de diversas fontes de informação sobre a posição do navio, direção do vento entre outros recursos para controlar propulsores e zerar a força resultante na embarcação. Diversas embarcações utilizam desse meio de posicionamento, em suma as embarcações Offshore.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectManobra do Naviopt_BR
dc.subjectPosicionamento dinâmico de estruturas marítimas e semi-submersiveispt_BR
dc.titleA utilização do sistema DP nas embarcações offshorept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

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