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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Caroline Constantino Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T18:27:04Z | - |
dc.date.available | 2018-07-04T18:27:04Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451236 | - |
dc.description | CIAGA. Navegar em águas congeladas é um desafio até mesmo para o marinheiro mais experiente. Saber escolher a melhor derrota, ou seja, aquela que será mais segura e ao mesmo tempo mais rápida e mais econômicaéessencial quando se pretende transitar pelas regiões polares. Além de ter os equipamentos mais adequados e um cascoreforçadopara enfrentar possíveisdificuldadesdurante a viagem. Dessa forma, o estudo e entendimento do clima dessas regiões são de suma importância para se realizar uma navegação mais precisa, segura e ágil.Como também, saber definir os melhores tipos de previsão meteorológica e auxílios à navegação que serão úteis durante travessias, levando-se em conta que estudos recentes vêm comprovando uma variação do nível do marde forma cíclica que pode afetarasrotas já existentes ou o aparecimento de novas rotas nos polos. Tal estudo se baseia na existência de um ciclo lunar de 18,6 anos que faz com que a inclinação tanto do eixo da Lua quanto do eixo da Terravarie em relação ao eixo que contém o Sol e os demais planetas. Dessa forma, quando atingido o ponto de inclinação referente a 28,6°, a Lua levanta a superfície do mar gerando um gradiente hidráulicoque acarreta uma variação nas correntes levando mais calor das regiões tropicais para os polos.Dessa forma, pode-se garantir que as regiões polares são afetadas pelo o que acontece em outras regiões do planeta Terra, bem como o que acontece nas zonas polares também interfere no resto do mundo.Outro fator quetem a capacidade de influenciar o clima de todas as regiões do globo é a Oscilação Decadal do Pacífico (ODP), em vista que o Oceano Pacífico representa cerca de um terço da superfície da Terra e que seu próximo ciclo corrobora com a teoria anteriormente explicada. Como conclusão, pode-se dizer que a variação do nível do mar e o seu consequente aumento não possui relação com as ações antropológicas, mas sim com um maior transporte de calor sensível da região equatorial para as regiões de altas latitudes, ocasionadas pelo ciclo lunar,e também variações devidas a ciclos naturais do Atlântico Norte. | en_US |
dc.description.abstract | Navigate icy waters is a challenge for even the most experienced sailor. Knowing how to choose the best defeat, ie, one that will be safer and simultaneously faster and more economical is essential when you want to carry over the polar regions. Besides having the most appropriate equipment and a hull strengthened to face any difficulties during the trip. Thus, the study and understanding of the climate of these regions are of paramount importance to perform a safer,quicker andmore precise navigation. As well, knowing how to define the best kinds of weather forecasting and navigation aids that will be useful during crossings, taking into accountthatrecent studies have proved that a variation of the sea level in a cyclical manner that may affect existing routes or the appearance new routes at the poles. This study is based on the existence of a lunar cycle of 18.6 years which makes the inclination of both moon’saxis as the axis of the earth varies with respect to the axis that contains the sun and other planets. Thus, when we reached tipping point referring to 28.6 °, the moon raises the sea surfacegenerating a hydraulic gradient which causes a variation in the currents carrying heat from the tropics to the poles. That way, you can ensure that the polar regions are affected by what happens in other regions of the planet Earth, as well as what happens in the polar areas also affects the rest of the world. Another factor that has the ability to influence the climate of all regions of the world is the Pacific Decadal Oscillation (PDO), sincethe Pacific Ocean is about a thirdof the Earth's surface andits next cycle corroborates the theory previously explained. In conclusion, one can say that the variation in sea level and its consequent increase has no relation with the anthropological actions, but with a greater transport of sensible heatfrom the equatorial region to the high latitude regions, caused by the lunar cycle and also variations due to natural cycles of the North Atlantic. | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Climatologia | pt_BR |
dc.subject | Climatologia | pt_BR |
dc.subject | Regiões Polares | pt_BR |
dc.subject | Descobertas e Explorações | pt_BR |
dc.subject | Navegação | pt_BR |
dc.title | A importância da climatologia para a navegação polar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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