Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451260
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Macedo, Rafael de Castro | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T18:27:06Z | - |
dc.date.available | 2018-07-04T18:27:06Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451260 | - |
dc.description | CIAGA. A navegação de longo curso é muito importante para o comercio marítimo mundial. Esta é muito afetada pelo meio ambiente assim como afeta a ele, diversos fenômenos atmosféricos ocorrem de formas muito diferentes em cada ponto do planeta o que obriga o navegante a ter um conhecimento de cada uma dessas interações com a natureza e sua forma no local aonde se encontra. Com isso faz-se necessário o homem do mar saber meteorologia para se prevenir das intempéries do meio ambiente e saber interpretar o que está ocorrendo com o tempo no ponto aonde se encontra e o que pode acontecer no tempo futuro. Para elucidar tais conhecimentos esse trabalho mostra importância da previsão meteorológica navegação de longo curso. Aqui verá os principais fenômenos atmosféricos como os sistemas frontais que afetam os ventos e as precipitações, como surgem e suas principais diferenças. Veremos também os ciclones tropicais desde sua ciclogênese atéseus efeitos e classificações, assim como os ciclones extratropicais e os icebergs e seus perigos na navegação. Após vamos seguir vendo os principais instrumentos de coleta de dados e previsão meteorológica como o barômetro, as cartas sinóticas, boletins e o mais novo recurso os satélites. Por último, veremos um breve estudo de acidentes no mar causados por efeitos de fenômenos meteorológicos como incidentes devido ao mau tempo e ciclones tropicais/furacões, analisandose houve ou não erros de leitura da previsão do tempo e se houve mortes e poluição do meio ambiente. Em todo trabalho a metodologia foi a pesquisa com diversos autores na área bem como relatórios da guarda costeira e órgãos de meteorologia bem como dos órgãos nacionais o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)e CPTEC, e a DHN. Com isso tem objetivo de saber as consequências das decisões humanas diante da previsãodo tempo nos mais diversos pontos da Terra.Conclui-se que cabe ao naveganteentender que a meteorologia veio para ajudar ao próprio a chegar com segurança ao destino e deve ele utilizá-lo da forma mais correta. | en_US |
dc.description.abstract | The navigation of long course is veryimportant for the world maritime trade. This is greatly affected by the environment as well as affects him, various atmospheric phenomena occur in very different ways in each point of the planet that requires the officer to have a knowledge of each one ofthese interactions with nature and its form in place where there is. With this it is necessary to man of the sea know meteorologyto prevent the weather and know how to interpret what is happening with the weatherat the point where it is, and whatcan happen in future. To elucidate such knowledge this study shows importance of weatherforecast in navigation of long course. Here you will see the main atmospheric phenomena as the front systems that affect the winds and precipitation, such as arise and theirmain differences. See also tropical cyclones since its cyclogenesisuntilits effects and classifications, as well as the extratropical cyclones and the icebergs and their dangers to navigation. After we will be seeing the main data collection instrumentsand weather forecast as the barometer, the synoptic charts, bulletins and more new feature satellites. Finally, we will see a brief study of accidents at sea caused by effects of meteorological phenomena such as incidents due to bad weather and tropical cyclones/hurricanes, investigatingwhether or not there have been errors in reading the weather and if there were deaths and pollution of the environment. In all the work,the methodology was the search with several authors in theareaas well as reports ofthe coastguard and components of meteorology asa whole as well as of national bodies the INPE, CPTEC and DHN. With theobjective to know the consequences of human decisions before the weather forecast in more different points of the Earth.. Therefore, the seafarer must know that meteorology came for helping him to arrive in safety to the destination and he have to use in the right way. | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Meteorologia | pt_BR |
dc.title | Previsão meteorológica na navegação de Longo Curso | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
00000429.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.