Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451288
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor | David Filho, Daniel Pereira Orientador | - |
dc.contributor.advisor | David Filho, Daniel Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Jair dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-04T18:29:05Z | - |
dc.date.available | 2018-07-04T18:29:05Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.uri | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000002/00000210.pdf | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451288 | - |
dc.description | EGN:Orientador : Daniel Pereira David Filho. | en_US |
dc.description | Monografia apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas. | en_US |
dc.description | O propósito deste trabalho de pesquisa é apresentar uma configuração da função logística Manutenção, a ser implementada em uma futura Base Naval em São Luís, visando à gestão do atendimento das demandas de manutenção dos navios que comporão a 2ª Esquadra. A Marinha do Brasil possui várias bases navais distribuídas ao longo do litoral, uma vez que aquelas são as organizaçõe s militares responsáveis por manter e reparar os navios sediados em suas áreas de responsabilidade. A Base Naval do Rio de Janeiro contribui para a manutenção dos navios da atual Esquadra brasileira, com a utilização de serviços oriundos de empresas tercei rizadas, em função da baixa disponibilidade da mão de obra interna. O uso de empresas terceirizadas é observado em todas as bases navais, e é considerado imprescindível para o atendimento das demandas de manutenção que extrapolem a capacidade própria das b ases navais. A cidade de São Luís comporta um dos maiores terminais portuários do Brasil. Mesmo assim, o parque industrial maranhense, atualmente, ainda não está capacitado a atender, de modo pleno, as demandas de manutenção dos navios que atracam naquele terminal. Em se tratando de uma Esquadra composta por navios dotados de maior grau tecnológico, principalmente em sensores e sistemas de armas, o atendimento das demandas, pela indústria local, tende a ser deficitário. É estimado que, com a implantação da 2ª Esquadra, empresas especializadas em manutenção sejam instaladas na cidade e adjacências. Na Marinha do Brasil, historicamente, a aquisição ou construção de novos navios não ocorre em curto espaço de tempo. Considerando - se que a 2ª Esquadra também não s erá implementada em pouco tempo, a melhor opção para o atendimento das demandas de manutenção, seria configurar a Base Naval com uma capacidade mínima de manutenção e incentivar o parque industrial maranhense a atrair para a cidade, empresas especializadas em manutenção naval. Para a gestão desta configuração, é necessária a utilização, pela Base Naval, de ferramentas de planejamento e controle, uma vez que essas possibilitam a otimização dos métodos de manutenção e o gerenciamento dos indicadores de desemp enho. | en_US |
dc.description.abstract | The purpose of this research is to provide a configuration of the maintenance logistic function to be implemented in a future Naval Base in São Luís, aiming to management of service of the demands of maintenance of ships that will make up the Brazilian 2nd Fleet. The Brazilian Navy has several naval bases scattered along the coastline that are the military organizations responsible for maintaining and repairing ships stationed on their areas of responsibility. The Rio de Janeiro Naval Base contributed to th e maintenance of ships of the current Brazilian Fleet, by outsourcing several services, due to the low availability of in - house labor expertise. The use of outsourcing companies is observed in all naval bases, and is considered essential to meet maintenanc e demands that exceed the core capacity of naval bases. The city of São Luís holds one of the greatest port terminals in Brazil. Still, the Maranhão industrial park is currently not able to fully meet the maintenance demands of ships at that terminal. In t he case of a ship belonging to a Fleet that has a higher technological level, mainly in sensors and weapon systems, demand meeting by local industry tends to be deficient. It is estimated that with the establishment of the Brazilian 2nd Fleet, specialized maintenance companies will be installed in the city and vicinity. In the Brazilian Navy, historically, the acquisition or construction of new vessels does not occur in a short term. Considering that the Brazilian 2nd Fleet will not be implemented soon, the best option to meet the maintenance demands would be to configure the Naval Base with a minimum maintenance capacity and to encourage the Maranhão industrial park to attract companies specialized in naval maintenance to São Luís . To manage this configurat ion, it is necessary for the naval Base to use planning and control tools, since that enables the optimization of maintenance methods and the management of performance indicators. | - |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Logística Militar | pt_BR |
dc.subject | Logística Naval | pt_BR |
dc.subject | Base Naval de São Luís Manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject | Logística | pt_BR |
dc.subject | Manutenção | pt_BR |
dc.subject | Terceirização | pt_BR |
dc.title | O desafio logístico da 2ª Esquadra: O atendimento da função logística manutenção aos meios adjudicados à 2ª Esquadra por uma Base Naval em São Luís - MA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
00000210.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.