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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Título: O emprego do ambiente sintético computacional nos jogos de guerra e de crise de nível estratégico: perspectivas e oportunidades para a Marinha do Brasil
Autor(es): Nogueira, Márcio de Andrade
Autor(es): Corrêa, Arthur Fernando Bettega
Orientador(es): Nogueira, Márcio de Andrade
Palavras-chave: Comunicação de Massa
Aspectos Sociais
Desenvolvimento da ciência e tecnologia
Tecnologia da informação
Estratégia Militar
Inteligência artificial (Ciência da computação)
Planejamento
Data do documento: 2011
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: O atual estágio de desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação permitiu o alcance de um nível de realismo inédito nas ferramentas de modelagem e simulação, observável, por exemplo, nas demonstrações de Jogos de Guerra e de Crise dos Estados Unidos da América e dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Na Marinha do Brasil, a Escola de Guerra Naval utiliza um Sistema Simulador de Guerra Naval nos seus jogos táticos e operacionais, o qual proporciona ferramentas adequadas para a representação de cenários, entidades e interações entre os jogadores. Nos seus jogos de cunho estratégico, porém, o método empregado é o Seminário e não são observadas as interações computacionais robustas, tampouco são evidenciadas as potenciais vantagens derivadas do seu emprego. Este trabalho visou, portanto, examinar a viabilidade do emprego de um ambiente sintético computacional nos jogos de nível estratégico na Marinha do Brasil, considerando a maior complexidade dos modelos simulatórios necessários, e formular perspectivas de crescimento científico-tecnológico e eventuais oportunidades decorrentes do seu emprego pela Força. Por intermédio de pesquisa bibliográfica e entrevistas não estruturadas com especialistas, foram coletados os dados necessários à análise da situação atual do setor na Marinha e em parcela relevante do mundo desenvolvido, bem como identificadas as tendências e desafios afetos à questão em pauta. Verificou-se a existência de potencial para a pesquisa básica necessária à evolução autóctone do tema, com a integração de esforços como meio acadêmico e a indústria. Tal desenvolvimento científico-tecnológico estaria em consonância com os preceitos estabelecidos pela Estratégia Nacional de Defesa e os Objetivos Navais constantes do Planejamento Estratégico da Marinha, ao promover a capacitação cibernética e tecnológica de Defesa e contribuir para o aperfeiçoamento do gerenciamento de crises internacionais de natureza político-estratégica. Concluiu-se que o emprego de um ambiente sintético computacional é viável e relevante, mas não fundamental, para os jogos de nível estratégico na Marinha do Brasil. Tal emprego é capaz de incrementar a qualidade dos seus resultados, do ponto de vista educacional, e de contribuir para a plena utilização de sua capacidade analítica no desenvolvimento de uma cultura de pensamento estratégico e para a superação dos desafios atinentes à evolução dos cenários de emprego do Poder Naval.
Abstract: The current stage of development of Information and Communication Technology has allowed the achievement of an unprecedented level of realism in modeling and simulation tools, notice able, for example, in the wargaming efforts of the United States and the countries of the North Atlantic Treaty Organization. In the Brazilian Navy, the Naval War College uses a Naval War Simulator System in its tactical and operational games, providing appropriate tools for representing scenarios, entities and interactions between players. In its games of strategic level, however, the employed method is the Seminar and robust computer interactions are not observed, nor are the potential benefits arising from their employment highlighted. Therefore, this study aimed to examine the feasibility of employing a synt hetic computational environment in Brazilian Navy strategic level wargames and crisis management exercises, considering the increased complexity of model-required simulators, as well as to estimate scientific and technological growth prospects and opportunities arising from its use by the Service. Through literature research and unstructured interviews with experts, we collected the necessary data for analyzing the sector’s current situation in the Navy and relevant part of the developed world, and the trends and challenges pertaining to the issue at hand were identified. It was found that there is potential for the necessary basic research on the theme development, with the integration of efforts with academia and industry. Also, that such scientific development would be consistent with the principles established by the National Defense Strategy and the Naval Objectives listed in the Strategic Planning of the Navy, for promoting training and cyber technologies and contributing to improving international political-strategic crises management skills. The survey has concluded that the use of a computational synthetic environment is not a key factor, but it is feasible and relevant to the strategic level wargames in the Brazilian Navy. Such application increases the quality of their results, from an educational perspective, and contributes to the full employment of their analytical capacity in developing a strategic thinking culture and to overcome the challenges pertaining to the evolution of the naval power application scenarios.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000006/000006c6.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451374
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Ciência, Tecnologia e Inovação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Multidisciplinar: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso
Tecnologia da Informação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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