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https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451558
Título: | ECDIS: principais cartas eletrônicas e inovações |
Autor(es): | Alves, Lívia Benezath |
Autor(es): | Nunes, Leandro Alves de Castro |
Orientador(es): | Alves, Lívia Benezath |
Palavras-chave: | Auxílio à Navegação - Eletrônica Eletrônica em Navegação Navegação Eletrônica Cartas eletrônicas |
Data do documento: | 2015 |
Editor: | Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) |
Descrição: | O presente trabalho visa explanar sobre os tipos de cartas utilizadas no ECDIS assim como inovações nesta área. O objetivo principal do trabalho é mostrar as principais características destas cartas como:o método de construção de cada uma, vantagens e desvantangens, back-up e como elas devem ser atualizadas.O ECDIS é uma revolução na navegação eletrônica, um exemplo de como a tecnologia vem se aperfeiçoando cada vez mais.Um novo modelo de carta surge para "preencher" uma lacuna que existia entre a navegação costeira e a oceânica, é a denominada PORT ENC.Esta carta eletrônica propõe uma melhor precisão na apresentação dos dados na área portuária, isto beneficiará tanto a segurança da manobra do navio como aqueles que estão envolvidos diretamente nesta "faina" tais como práticos, comandantes, agentes de docagem e atracação e os controladores do centro de controle de tráfego .Assim, o avanço tecnológico é um aliado nas mãos do ser humano, entretanto depositar toda a "responsabilidade" numa máquina não é algo sábio a se fazer.A mente humana ainda é o meio mais confiável para se usar durante a execução da navegação. |
Abstract: | This paper aims to explain about the types of charts used in ECDIS as well as innovations in this area. The main goal of this work is to show the main features of these charts such as the method of construction of each, advantages and desvantangens, back-up and how they should be up-to-date. ECDIS is a revolution in electronic navigation, an example of how technology has been improving more and more.A new chart template comes to "fill" a gap that existed between coastal shipping and ocean, is called PORT ENC.This ENC proposes better accuracy of data in the port area, this benefit both the safety of the ship maneuver as those who are directly involved in this task such as pilots, captains on board, harbour Masters and controllers of Vessel Traffic Station (VTS). So, technological advance is an ally in the hands of man, however put all the "responsibility" in a machine is not something wise to do.A human mind is still the most reliable way to use while running navigation. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451558 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
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