logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFontes, Camila Guimarães Teixeira-
dc.date.accessioned2018-07-04T18:29:27Z-
dc.date.available2018-07-04T18:29:27Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/451577-
dc.descriptionO objetivo do presente trabalho é abordar,de forma clara e objetiva,o socorro e salvamento das embarcações, assunto de extrema importância para qualquer marítimo. Sabe-se que devido ao número reduzido de tripulantes a bordo nas nossas embarcações, precisamos estar seguros de nossos atos a bordo e confiar de maneira quase plena nos serviços que a tecnologia nos proporciona e proporcionará, durante toda nossa vida marítima. Este estudo realiza-se através de uma pesquisa bibliográfica, destacando o surgimento e a evolução da Convenção SOLAS (Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar.), assim como os principais códigos, destacando-se entre eleso ISM Code (Código Internacional de Gerenciamento de Segurança)que estabeleceu um padrão internacional para a operação e gerenciamento seguros pelo staff dos navios,além dos certificados e requisitos exibidos pela convenção STCW que capacita o profissional no intuito de deixá-lo consciente quanto às tarefas que terá de desempenhar e por fim, abordaremos alguns dos sistemas que foram criados com o principal propósito de auxiliar e facilitar as operações de SAR (Busca e Salvamento). A intenção é deixar clara a relação direta existente entre a competência de um oficial e o sucesso no resgate de sobreviventes.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to discuss, clearly and objectively, the relief and rescue vessels, matter of great importance to any sea. It is known that due to the small number of crew on board on our ships, we need to be sure our actions on board and rely almost fully in the services that technology provides us and provide for all our marine life. This study is carried out through a literature search, highlighting the emergence and evolution of the SOLAS Convention (International Convention for the Safety of Life at Sea), as well as key codes, foremost amongthem the ISM Code (Code International Safety Management) which set an international standard for the safe management and operation of ships by the staff, in addition to certificates and requirements shown by the STCW Convention which enables the professional in order to let you aware about the tasks that will have to play and Finally, we discuss some of the systems that were created with the main purpose to assist and facilitate SAR operations (Search and Rescue). The intention is to make clear the existing direct relationship between the powers of an officer and success in rescuing survivors.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherCentro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectOperações de Resgatept_BR
dc.subjectOperações de Salvamentopt_BR
dc.subjectSalvamento - Operação no Marpt_BR
dc.titleSocorro e salvamento em mar aberto: atividades inerentes aos oficiais da Marinha Mercantept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.location.countryBrasilpt_BR
Aparece nas coleções:Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000bfa.pdf470,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.