logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843214
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorOrientador-
dc.contributor.authorDeus, Walter Henrique Amaral de-
dc.date.accessioned2019-02-26T11:46:32Z-
dc.date.available2019-02-26T11:46:32Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00000a/00000ab9.pdf-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843214-
dc.descriptionOrientador : Manuel F. de Oliveira Neto.en_US
dc.descriptionMonografia apresentada à Escola de Guerra Naval como requisito parcial para conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas - CPEM-2015.en_US
dc.descriptionO presente trabalho foi desenvolvido com foco na implantação do Ensino por Competências (EPC) nas escolas militares do Brasil e seus reflexos para a liderança estratégica. Historicamente, os ensinos militar e civil têm passado por diferentes mudanças na busca de se ajustarem a demandas de novos tempos. O dinamismo imposto pela era do conhecimento motivou modernizações nesta área, com destaque para as ações ocorridas no ensino do Exército, na década de 1990, as quais lançaram, naquela Força, os primeiros fundamentos da pedagogia das competências. As novas tecnologias, acelerando a velocidade das transformações, impuseram que outros movimentos modernizadores atingissem setores das Forças Armadas (FFAA). Assim, no final do século XX, tiveram início programas para implantar na Marinha a Gestão por Competências (GPC) e no Exército o EPC. As práticas por competências se mostraram adequadas ao enfrentamento dos novos desafios, que requerem recursos humanos cada vez mais qualificados. O processo de inserção das competências no ensino do Exército se estendeu para todos os níveis de formação e aperfeiçoamento de oficiais, atingindo os cursos de Altos Estudos Militares, inclusive o curso de Política e Estratégia. Diante dessa situação, surgiu, por demanda, a necessidade de se verificar como o EPC pode influenciar na formação de líderes estratégicos nas FFAA. Visando levantar as respostas adequadas ao questionamento, procurou-se elucidar os fundamentos que norteiam as competências, bem como de que maneira esta tal prática tem encontrado lugar em setores das FFAA, até o momento. Nesta parte da pesquisa, caracterizou-se o programa de GPC adotado pela Marinha, mostrando sua adequabilidade para a administração de recursos humanos, e, no sentido de direcionar a investigação para a questão do EPC, levantou-se as diversas considerações que têm orientado tal prática pedagógica no Exército, sendo possível identificar as ações já realizadas e a metodologia aplicada para a transformação curricular. Aspectos relevantes do ensino conduzido por competências foram destacados, tendo em vista favorecer uma comparação com antigas práticas pedagógicas. Para permitir a confrontação entre o EPC e a liderança estratégica, diversos conceitos aplicados à liderança foram estudados, para que se obtivesse uma perfeita caracterização do líder estratégico. Como ponto culminante desta pesquisa, foi conduzido estudo mostrando a liderança estratégica trabalhada no EPC, o que levou à visualização de como o tema poderá ser trabalhado no curso de Política e Estratégia do Exército. Com o objetivo de trazer o máximo de informações, que elucidassem as dúvidas sobre essa nova pedagogia, foram apresentados aspectos que sinalizam para um redirecionamento na atuação dos docentes, para que possam ensinar por competências. Das diversas informações levantadas, foi possível concluir pela perfeita adequação da prática por competências para as FFAA. Ainda que, para uma avaliação qualitativa e quantitativa, seja necessária uma amostragem de recursos humanos, formados sob a ótica das competências, o que só ocorrerá após algum tempo da efetiva implantação do método, fato que possibilitará uma opinião mais contundente acerca da eficácia do EPC na formação de líderes estratégicos. Nesta pesquisa foi possível inferir que o EPC, por todas as peculiaridades que o circundam, se mostra adequado ao ensino militar como um todo, inclusive para o nível em que se formam lideranças estratégicas.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiderança Militarpt_BR
dc.titleGestão por competências em ambiente militar: o ensino por competência nas Forças Armadas brasileiras e seus reflexos para a liderança estratégicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
Aparece nas coleções:Ensino: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
00000ab9.pdf8,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.