logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843427
Título: A importância de um Navio Multipropósito para a Esquadra Brasileira
Autor(es): Jobim, Claudio Muniz.Orientador
Autor(es): Rodrigues, Rogério Pinto Ferreira
Orientador(es): Jobim, Claudio Muniz
Palavras-chave: Amazônia Azul
Operações Anfíbias
navio multipropósito
Amazônia Azul
Operações Anfíbias
navio multipropósito
Áreas de conhecimento da DGPM: Política de defesa nacional, marítima nacional e naval
Data do documento: 2016
Editor: Escola de Guerra Naval (EGN)
Descrição: Apresentado ao Curso de Política e Estratégia Marítimas da Escola de Guerra Naval, Rio de Janeiro , 2016
Uma possível interferência de outro Estado em nossas linhas de comunicações marítimas; uma possível exploração/explotação de nossas riquezas na Amazônia Azul, por outras potências; uma eventual ameaça à integridade física de brasileiros residentes no exterior; a grande incidência de desastres naturais em várias regiões do globo terrestre; as situações em que países amigos demandam operações de pa z; as ações necessárias contra a cobiça por recursos naturais em nosso território e na nossa Plataforma Continental; e o grande número de casos de pirataria em diversas partes do mundo, podem demandar ações por parte do nosso Poder Naval. Todos os eventos descritos, podem ser solucionados a partir de uma esquadra bem adestrada, e que possua meios adequados para produzir , principalmente dissuasão e projeção de poder sobre terra. É nesse contexto, que esta tese tem como propósito, confirmar a importância da a quisição de um navio multipropósito (NPM), no caso o NDM Bahia (G - 4 0 ), pela Marinha do Brasil, tendo em vista o momento em que o Poder Naval é demandado a atender aos novos desafios no século XXI. O G - 40 , além de ampliar as possibilidades e capacidades de nossa esquadra em vários tipos de operações de guerra, ao ser utilizado como meio de transporte de tropas e carga, como navio de comando e controle de uma força empregada em controle de área, ou realizando ações para evitar ou combater ilícitos transnacion ais na Amazônia Azul, como a pirataria, ou de apoio em busca e salvamento, também consegue ampliar a permanência de uma força, atuando como navio de reabastecimento, e principalmente, realizando todos os tipos de operações anfíbias, o que confere ao país a possibilidade de atuar na execução de operações de evacuação de não combatentes, operações humanitárias e operações de paz. Esta tese, inicialmente, apresenta a situação do Brasil no que se refere à sua inserção no cenário internacional. Em seguida, são a nalisados os documentos que se coadunam com o emprego de um NPM, e um breve histórico sobre a evolução des s e tipo de navio. Nos capítulos seguintes, e em sequência, são explicitados os tipos de NPM, bem como as características e capacidades dos NPM das pri ncipais marinhas do mundo e finalmente, as possibilidades de emprego deste tipo de navio na esquadra brasileira. Ao final, este autor destaca o importante papel des s e navio, não só no seu uso em ações do Poder Naval, mas também em apoio a política externa brasileira.
Abstract: A p ossible interference of another State in our maritime com munication lines; a possible exploration/exploitation of our wealth in the Blue Amazon, by other powers; a possible threat to the physical integrity of Brazilians living abroad; the high incidence of natural disasters in various regions of the globe; situa tions in which friendly countries require peace operations; the necessary actions against greed for natural resources in our territory and our Continental Shelf; and the large number of cases of piracy in many parts of the world may require action on the p art of our naval power. All events described can be solved from a well trained fleet , and has adequate means to perform, especially deterrence, power projection over land. It is in this context that this thesis aims to confirm the importance of acquiring a multipurpose vessel (NPM) , in case the NDM Bahia (G - 40 ), by the Navy of Brazil, in the time the Naval Power it is demanded to attend the new challenges in the twenty - first century. The G - 40 in addition to expanding the possibilities and our fleet capabi lities in various types of operations of war, to be used as a means of transporting troops and cargo, as command and control ship of a force used in the control area, or performing actions to avoid or combat transnational crimes in the Blue Amazon, such as piracy, or support in search and rescue, can also expand the stay of a force, acting as a refueling ship, and especially, performing all types of amphibious operations, which gives the country the possibility of acting in the execution of the evacuation o f non - combatant operations, humanitarian operations and peacekeeping operations. This thesis initially presents Brazil's situation with regard to its insertion in the international arena. Then , documents a re analyzed and are consistent with the use of an NPM, and a brief history of the evolution of this type of vessel are analyzed. In the following chapters, and in sequence, the types of NPM are explained as well as the features and capabilities of the NPM of the major navies of the world and finally the e mployment opportunities of this type of vessel in the Brazilian fleet . At the end, the author highlights the important role of this ship, not only in its use in naval power actions, but also in suppo rt of Brazilian foreign policy.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000013/000013ea.pdf
http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843427
Tipo: Trabalho de fim de curso
Aparece nas coleções:Defesa Nacional: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000013ea.pdf2,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.