logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorRodrigues, Cláudio Marinpt_BR
dc.contributor.advisorRodrigues, Claudio Marinpt_BR
dc.contributor.authorTito, Milton Ferreira-
dc.date.accessioned2019-02-26T11:46:49Z-
dc.date.available2019-02-26T11:46:49Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000015/0000155f.pdf-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843439-
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Escola de Guerra Naval, Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos (PPGEM), Rio de Janeiro, 2016.en_US
dc.descriptionEsta dissertação tem como tema principal a questão do transporte marítimo internacional, com o foco voltado para a Marinha Mercante brasileira. A metodologia aplicada consiste prioritariamente no método dedutivo. Emprega - se ainda o método histórico assim c omo o analítico para consolidação do estudo. São pontuadas historicamente as políticas públicas voltadas para o setor marítimo ao longo dos anos, que são complementadas com discussões acerca de temas como a globalização, geopolítica e progressão tecnológic a do setor, entre outras. Para a análise, são utilizadas obras bibliográficas de autores como Alfred Thayer Mahan, João Carlos Gonçalves Caminha, Mário César Flores, entre outros. Objetivamente o trabalho busca levantar os motivos pelos quais o Brasil não possui , consolidada, uma Marinha Mercante no trafego de longo curso , capaz de atender às necessidades d e seu comercio exterior. Finalmente, aponta - se que os principa is óbices existentes no setor marítimo brasileiro, e nas atividades que o orbitam, foram ca usado s pelo caráter volúvel e truncado d as políticas públicas voltadas para o setor.en_US
dc.description.abstractThe main subject of this dissertation is the international sea shipping with a focus on the Brazilian Merchant Marine. The applied methodology consists primarily in deductive method. The work was consolidated with the help of historical and analytical methods. The public policies adopted over the years were highlighted and complemen ted by reflections about globalization, geopolitical and technological progress. The bibliography analysis includes authors like Alfred Thayer Mahan, João Carlos Gonçalves and Mário César Flores, among others. Objectively, this work investigates the reason s why Brazil doesn't structure a Merchant Marine able to fill the needs of its foreign trade in long range. Finally, this work shows that the main obstacles faced by the Brazilian maritime sector and activities related to it were caused by the voluble and truncated aspects of Brazilian public policies.-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectComércio Exteriorpt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectMarinha Mercante Brasilpt_BR
dc.subjectNavegação de longo cursopt_BR
dc.subjectTransporte Marítimopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleUm estudo da evolução da Marinha Mercante brasileira com ênfase na navegação de longo curso: seu desenvolvimento e reflexos no comércio exteriorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Hidrografia e Navegação: Coleção de Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
0000155f.pdf911,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.