Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843453
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Cardoso, José Henrique Sá G. | pt_BR |
dc.contributor.author | Correia, Luiz Felipe Queijo | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-26T11:46:50Z | - |
dc.date.available | 2019-02-26T11:46:50Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br:8080/pergamumweb/vinculos/000017/00001706.pdf | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843453 | - |
dc.description | O transporte hidroviário, mesmo com suas inúmeras vantagens, possui uma pequena participação na matriz de transporte brasileira. Em razão disso, o Governo Federal tem buscado formas de desenvolver o transporte por meio de hidrovias, minimizando a distorção na matriz de transporte brasileira provocada pela priorização do transporte rodoviário. A Região Amazônica é formada por uma grande quantidade de rios, responsáveis por cerca de 80% do transporte de carga em hidrovias interiores no Brasil. As hidrovias amazônicas são um importante fator de desenvolvimento para o Brasil na medida em que favorecem o escoamento de commodities, principalmente das Regiões Norte e Centro-Oeste do país, para o mercado internacional com preços mais competitivos, devido à redução de fretes ocasionada pela maior proximidade entre os portos exportadores brasileiros, situados no norte do Brasil, e o mercado consumidor externo. Cabe ressaltar que, na Amazônia, a precariedade das rodovias e ferrovias torna a navegação hidroviária a forma quase absoluta de transporte, não só de carga, mas da população em geral. Porém, para o eficiente aproveitamento dos rios da Região Amazônica, é necessário um grande investimento na melhoria da navegabilidade dos rios, por meio de obras de dragagem, derrocamento de pedrais, construção de eclusas, melhoria da sinalização náutica e atualização de cartas náuticas, além do aprimoramento da infraestrutura portuária e das estações de transbordo de carga. Dessa forma, o presente trabalho procurou identificar, dentro do universo das hidrovias que compõem a Bacia Amazônica, quais serão os desafios e oportunidades para a Marinha do Brasil no campo da segurança da navegação, frente ao desenvolvimento do transporte hidroviário interior previsto pelo Governo Federal. Cabe destacar que esse desenvolvimento do transporte hidroviário irá provocar o aumento do fluxo de embarcações nos rios da Amazônia, impactando diretamente na atribuição subsidiária da Marinha do Brasil de prover a segurança da navegação, ocasionando, por conseguinte, a necessidade de aprimoramento das ações da Marinha do Brasil na Região Amazônica. | pt_BR |
dc.description.abstract | The waterborne transport, even with its many advantages, has a small stake in the Brazilian transportation matrix. Because of this, the Federal Government is seeking ways to develop transport by waterways, minimizing distortion in the Brazilian transportation matrix, caused by the prioritization of road transport. The Amazon region is formed by a large number of rivers, accounting for about 80% of freight transport on inland waterways in Brazil. Amazonian waterways are an important development factor for Brazil, as favoring the flow of commodities, mainly in the North and Midwest, into the international market with more competitive prices, due to the reduction of freight caused by closer among Brazilian exporting ports, located in northern Brazil, and the external consumer market. It is noteworthy that in the Amazon the precariousness of roads and railways make river navigation almost absolute form of transport not only cargo, but the population in general. However, for efficient use of rivers in the Amazon region requires a major investment in improving the navigability of rivers through dredging, rock demolition, construction of locks, improving nautical signaling and updating nautical charts, in addition to improving in port infrastructure and the cargo transshipment stations. Thus, this study sought to identify, within the universe of waterways that make up the Amazon Basin, which will be the challenges and opportunities for the Brazilian Navy in the Safety of Navigation, forward the development of inland waterway transport provided by the Federal Government. It should be noted that the development of waterborne transport, will lead to the increased flow of vessels on the rivers of the Amazon, impacting directly on the assignment subsidiary of the Brazilian Navy to provide safe navigation, causing thus the need for improvement of the shares of Brazilian Navy in the Amazon region. | en_US |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Escola de Guerra Naval (EGN) | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Transporte hidroviário Amazônia | pt_BR |
dc.title | O Desenvolvimento das hidrovias da Bacia Amazônica: reflexos para a Política e Estratégia Marítimas brasileiras no campo da segurança da navegação | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.location.country | Brasil | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Hidrografia e Navegação: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
00001706.pdf | 34,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.