logo-ri

Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributorSphaier, Sergio Hamilton-
dc.contributor.advisorSphaier, Sergio Hamiltonpt_BR
dc.contributor.authorGomes, Adriana Pina Silveira Santos-
dc.date.accessioned2019-02-26T11:46:51Z-
dc.date.available2019-02-26T11:46:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843474-
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Programa de Engenharia Oceânica, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.descriptionEste trabalho apresenta um procedimento que permite a primeira avaliação quanto à viabilidade técnica de uma embarcação acessar um porto. O procedimento contempla os aspectos relacionados à embarcação, ao porto, às condições ambientais da área de navegação, e, principalmente, ao fator humano, por ser indispensável a ação do homem na condução da embarcação. Para possibilitar a realização de inúmeros ensaios, é utilizado um simulador de manobras do tipo fast time, ajustado com as características da embarcação, do porto, ambientais, e ainda, com a introdução de um tempo de retardo nas ações do piloto automático, buscando representar a reação de diferentes seres humanos nas simulações. Por fim, com o uso do método de Monte Carlo são estimados os valores das probabilidades de a embarcação sair do canal de navegação e, a partir dessa informação, a primeira avaliação técnica quanto a o acesso a um porto brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a procedure that allows the first assessment on the technical feasibility of a vessel approach a harbour entrance. The procedure contemplates aspects related to the vessel, the port, the environmental conditions of the navigation area, and e specially the human factor, being essential to human action in the conduct of the vessel. To enable the performance of many tests, it is used a fast time simulator, adjusted to the characteristics of the vessel, the port, environmental, and also to introduce a time delay in action of the autopilot, aiming represent the reaction of different humans in the simulations. Finally, the Monte Carlo technique estimates the probability of the vessel out of the navigation channel and from that information, the first evaluation of the technical feasibility of a vessel approach Brazilian’s harbour entrance.en_US
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAcesso portuáriopt_BR
dc.subjectNavegaçãopt_BR
dc.titleUm procedimento para avaliação da viabilidade técnica quanto à navegação em canais de acesso aos portos brasileirospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Assuntos Maritimos: Coleção de Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
000018c4.pdf2,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.