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Repositório Institucional da Produção Científica da Marinha do Brasil (RI-MB)

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Campo DCValorIdioma
dc.contributorPortela, Marcos Luiz Orientador-
dc.contributor.advisorPortela, Marcos Luizpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alexandre Moutela da-
dc.date.accessioned2019-02-26T11:46:55Z-
dc.date.available2019-02-26T11:46:55Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001a/00001ac4.pdf-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843527-
dc.descriptionApresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimasen_US
dc.descriptionInclui bibliografiasen_US
dc.descriptionNo decorrer dos últimos anos, tem - se observado a cont ínua redução da capacidade operacional da Esquadra, em função da idade avançada dos meios de superfície que a compõem, especialmente dos navios - escolta s , e da falta de renovação tempestiva desses navios . Tal cenário poderá restringir as amplas tarefas que a Marinha do Brasil realiza, em decorrência de sua destinação constitucional e de atribuições subsidiárias definidas na lei complementar nº 97/99 . Consoante aos documentos que tratam da defesa do País, emitidos pelo nível político, e que atestam a importância e a imprescindibilidade do reaparelhamento das Forças Armadas, a M arinha do Brasil estabeleceu , como uma de suas prioridades , a obtenção , por construção no Brasil, de quatro Corvetas da Classe “ Tamandaré ” , o que demandará o envolvimento do parq ue industrial do setor de construção naval existente no País. A indústria naval brasileira, que no passado alternou períodos de pujança com outros de profunda estagnação, experimentou , a partir do início dos anos 2000, um a forte expansão decorrente das demandas do setor de petróleo e gás offshore , crescimento esse que foi interrompido com a crise que atingiu a Petrobras , a partir de 2014. O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro também vive momento adverso tendo em vista a obsolescência de s uas instalações industriais e a perda de mão de obra qualificada na construção naval. E ste trabalho tem como objetivo analisar a viabilidade da construção d e navios militares do porte de uma corveta no País, con siderando a atual capacidade da indústria de construção naval brasileira. Para a consecução desse propósito, foram realizadas entrevistas com stakeholders do processo de obtenção das Corvetas Classe “ Tamandaré ”, em complemento à pesquisa bibliográfica que fundamentou o estudo . O trabalho permitiu concluir que existem instalações industriais adequadas para a construção das corvetas no País . No entanto, há também deficiências tecnológicas e f alta de expertise na condução desse tipo de projeto em estaleiros privados, o que condiciona a construção das corvetas no Brasil a um modelo em que seja contrata da uma empresa capacitada na construção de navios militares, que se associ e a um estaleiro nacional, e realize práticas compensatórias de natureza industrial, tecnológica e comercial para o Brasil (offset).en_US
dc.description.abstractOver the last few years, there has been a continuous reduction in the operational capacity of the Brazilian F leet, due to the advanced age of its vessels , especially the escort ships, and the lack of timely renewal of the m . This scenario may restrict the broad tasks that the Brazilian Navy performs, due to its constitutional enactment and subsidiary assignments defined by supplementary law nº 97/99 . According to the documents addressing the defense of the country, issued by the political sphere , and attesting to the importance and indispensability of the refitting of the Armed Forces, t he Brazilian Navy established, as one of its priorities, the construction, in Brazil, of four Corvettes o f the "Tamandaré" Class, which will require the involvement of the industrial park from the existing shipbuilding sector in the country. The b razilian naval industry, which in the past has alternated periods of vigor with others of deep stagnation, experimented f rom the beginning of 2000 a strong expansion due to the demands of the offshore oil and gas sector, which was interrupted by the crisis that str uck Petrobras from 2014. The Brazilian Navy Shipyard is also experiencing an adverse period in view of t he obsolescence of its industrial facilities and the loss of skilled manpower in shipbuilding. This work aims to analyze the feasibility of the construc tion of military vessels of a corvette ́s dimension in the country, considering the current capacity of the B razilian shipbuilding industry. To accomplish this purpose, interviews with stakeholders of the "Tamandaré" Corvette C lass were carried out, in addi tion to the bibliographic research that supported the study. The work allowed for the conclusion that there are adequate industrial facilities for the construction of corvettes in the country. However, there are also technological deficiencies and a lack o f expertise in conducting this type of project in private shipyards. This condition s the construction of corvettes in Brazil to a model in which a hired company, qualified in building military ships, would have to associate with a national shipyard, and pe rform compensatory practices of an industrial, technological and commercial nature for Brazil (offset).-
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEscola de Guerra Naval (EGN)pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEngenharia Naval Brasilpt_BR
dc.titleA capacidade de construção naval no país e o programa de reaparelhamento na marinha: a construção da " Corveta Tamandaré" como oportunidade da construção naval Militar no Brasilpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.subject.dgpmEngenharia naval-
Aparece nas coleções:Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso

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