
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843528
Título: | Política de manutenção de meios navais: Conceitos de manutenção centrada a confiabilidade aplicados às Fragatas Classe Niterói |
Autor(es): | Portela, Marcos Luiz Orientador |
Autor(es): | Santos, Roberto Henrique Assad dos |
Orientador(es): | Portela, Marcos Luiz |
Palavras-chave: | Fragata (navio) |
Data do documento: | 2019 |
Descrição: | Apresentada à Escola de Guerra Naval, como requisito parcial para a conclusão do Curso de Política e Estratégia Marítimas. Inclui bibliografias Este trabalho tem como objetivo analisar os conceitos da manutenção centrada na confiabilidade e apresentar um modelo de gerenciamento da M anutenção Centrada na Confiabilidade (M CC ) que possa ser aplicado na manutenção da F ragatas Classe Niterói (F CN ) , de forma a aumentar sua confiabilidade e disponibilidade. A escolha das FCN deve - se ao fato de serem uns dos principais navios do Poder Naval brasileiro. Seu SMP , já bem consolidado e baseado na manutenção preventiva, estabeleceu os parâmetros de manu tenção na MB, a partir da década de 1970. A construção das FCN foi um marco divisório na política de manutenção dos meios navais d a MB, com os dois grandes aprimoramentos na política de manutenção: Formação do SMP e emprego da manutenção preventiva com bas e no tempo de funcionamento. O SMP, empregado como método racional de planejamento, execução e controle da manutenção, tem c omo propósitos, entre outros, aumentar a confiabilidade e disponibilidade dos meios, bem como conhecer os custos de manutenção. A po lítica de manutenção das FCN não sofreu significativas evoluções ao longo do tempo. É intenção da MB revitalizar e estender a vida útil das FCN por mais 15 anos . Dessa forma, faz - se necessário estudar formas de aperfeiçoar a manutenção dos sistemas desses navios, mantendo sua confiabilidade e disponibilidade. Dentre as ferramentas passíveis de serem aplicadas na manutenção de forma a aumentar a disponibilidade e confiança, além de diminuir os custos envolvidos, apresenta - se a MCC, que é a aplicação de um mé todo estruturado para estabelecer a melhor estratégia de manutenção para um dado sistema ou equipamento. Apesar da MCC ser um método caracterizado por sua aplicação no projeto do sistema ou equipamento, sua utilização em instalações já na fase de operação foi implementada na USN, inicialmente como um projeto piloto e posteriormente com a criação do MCC Backfit. Surge a oportunidade de implantação da manutenção baseada na condição como uma política de manutenção para a MB. Desta forma, é apresentada a sugest ão de gerenciamento de um projeto piloto da MCC Backfit para utilização nas FCN, levando em consideração a atual estrutura administrativa de manutenção da MB. O gerenciamento da MCC Backfit pela DGePM, coordenando a atuação dos demais órgãos voltados à manu tenção torna - se a indicada para um projeto piloto. A atual estrutura administrativa da manutenção da Marinha é suficiente para a coleta de dados; definição e análise de parâmetros; execução de tarefas de manutenção preditivas, preventivas ou corretivas; fo rnecimento de sobressalentes necessários; otimização das rotinas de SMP; e programação dos períodos de manutenção. A implementação de um projeto piloto utilizando a MCC Backfit na manutenção das FCN, utilizando um modelo de gerenciamento baseado na atual e strutura administrativa de manutenção da MB, contribuirá para a avaliação da utilização de rotinas de manutenção preditivas em meios navais. Tal fato contribuirá para uma mudança na política de manutenção da MB, visando obter uma maior disponibilidade e co nfiabilidade nos navios e reduzindo os custos de manutenção . |
Abstract: | The objective of this work is to analyze the concep ts of reliability - based maintenance and present a management model of Reliability Centered Maintenance (RMC) that can be applied to the maintenance of the Niterói Class Frigates (FCN) in order to increase its reliability and availability. The choice of the FCN is due to the fact that they are one of the main ships of the Brazilian Naval Power. Its SMP, already well - established and based on preventive maintenance, established the maintenance parameters in MB, from the 1970s. The construction of the FCN was a divisive milestone in the maintenance policy of the MB marine media, with the two major improvements in the maintenance policy: Training of SMP and use of preventive maintenance based on operating time. The SMP, used as a rational method of planning, exec ution and control of maintenance, has, among others, to increase the reliability and availability of the maintenance costs. The FCN maintenance policy has not undergone significant changes over time. It is the intent of MB to revitalize and extend the life of FCN for another 15 years. In this way, it is necessary to study ways to improve the maintenance of the systems of these ships, maintaining their reliability and availability. Among the tools that can be applied in maintenance in order to increase avail ability and reliability, besides reducing the costs involved, the RMC is presented, which is the application of a structured method to establish the best maintenance strategy for a given system or equipment. Although the MCC is a method characterized by it s application in the design of the system or equipment, its use in installations already in the operation phase was implemented in the USN, initially as a pilot project and later with the creation of the RMC Backfit. The opportunity to implement maintenanc e based on condition arises as a maintenance policy for MB. In this way, the management suggestion of a RMC Backfit pilot project for use in the FCN is presented, taking into account the current administrative structure of maintenance of MB. The management of RMC Backfit by DGePM, coordinating the performance of other maintenance organizations b ecomes the target for a pilot project. The current administrative structure of MB maintenance is sufficient for data collection; d efinition and analysis of parameter s; p erforming predictive, preventive or corrective maintenance tasks; s upply of necessary spare parts; o ptimization of SMP routines; a nd scheduling maintenance periods. The implementation of a pilot project using the RMC Backfit in the maintenance of the F CN, using a management model based on the current MB maintenance administrative structure, will contribute to the evaluation of the use of predictive maintenance routines in naval environments. This will contribute to a change in the maintenance policy of MB, aiming for greater availability and reliability in ships and reducing maintenance costs. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/00001a/00001ad0.pdf http://www.repositorio.mar.mil.br/handle/ripcmb/843528 |
Tipo: | Trabalho de fim de curso |
Aparece nas coleções: | Engenharia Naval: Coleção de Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
00001ad0.pdf | 922,51 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.